Protásio Cézar dos Santos, docente do curso de Comunicação Social do Câmpus São Luís, defende memorial e se torna professor titular da UFMA

publicado: 18/01/2022 11h56, última modificação: 18/01/2022 12h15

A Universidade Federal do Maranhão, por intermédio da diretoria do Centro de Ciências Sociais (CCSO), realizou, de forma virtual, no dia 10 deste mês, a avaliação de desempenho acadêmico do professor doutor Protásio Cézar dos Santos, lotado no Departamento de Comunicação Social, que, na ocasião, obteve a promoção funcional para professor titular da carreira do magistério superior, categoria mais elevada que um docente universitário pode alcançar. Durante o evento, como parte do processo avaliativo, o professor apresentou a defesa do seu memorial acadêmico.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, realizou a abertura do evento cumprimentando a todos os presentes, em especial, à banca examinadora. “Este momento é muito solene e singular para a nossa Universidade, é um momento em que nós celebraremos uma tradição acadêmica, presenciaremos um momento tão importante da vida do professor Protásio Cézar, em que ele, apresentando o seu memorial, vai obter o grau máximo na carreira acadêmica e, com certeza, esse degrau ele alcança com muitos méritos”, declarou.

A chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Patrícia Raquel de Castro Sena, reconheceu a dedicação do professor Protásio ao longo de quarenta anos atuando na Universidade. “A trajetória de Protásio é muito ímpar e importante não só para a Universidade, mas para a sociedade como um todo. Protásio é referência de uma pessoa incansável. Uma coisa é estar iniciando a carreira e dar conta de uma série de atividades que ser professor numa instituição pública superior exige. E, mesmo depois de anos, ele preside congressos nacionais no meio de uma pandemia, com recursos tão escassos. Ele consegue manter viva a esperança de que é possível continuar trabalhando a serviço de um bem maior, que é a ciência” ressaltou.

O secretário municipal de Turismo de São Luís e professor do Departamento de Turismo da UFMA, Saulo Ribeiro dos Santos, que também é filho do docente, parabenizou o pai pela conquista de se tornar um professor titular da Universidade. “Hoje é um momento mais do que especial. A titulação que o professor está almejando mostra pra todos nós que estamos aqui presentes o potencial que ele tem e a sua trajetória como acadêmico, docente, pesquisador, extensionista, pai e professor que sempre lutou e luta diariamente pela educação neste país. Então a gente fica muito honrado em poder estar neste momento, mesmo que isolados, mas fazendo com que essa conexão esteja ligando pessoas em prol da educação”, destacou.

O professor Protásio descreveu a satisfação de fazer parte da UFMA, em virtude do serviço de qualidade prestado à sociedade. “São quarenta e dois anos de ensino público na Universidade Federal do Maranhão, então eu estou muito emocionado. Quero deixar aqui registrado que foi um período de felicidade ser professor de uma universidade, que tem um reitor que trabalha para que sejamos de fato uma universidade. Hoje, a UFMA é uma universidade de excelência, reconhecida, que galgou posições pelo trabalho desenvolvido”, assegurou.

A comissão avaliadora foi composta pelos seguintes professores Cleusa Maria Andrade, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que assumiu a presidência da mesa; Ana Laura Conrad, da Universidade da Amazônia (Unama); e Douglas Júnior Fernandes Assunção, também da Unama.

Participaram também da mesa virtual a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; a diretora do Centro de Ciências Sociais da UFMA, Lindalva Martins Maia Maciel; e o coordenador do curso de Comunicação Social da UFMA, Márcio Leonardo Monteiro Costa.

Acompanhe na íntegra a transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Saiba Mais

Protásio Cézar dos Santos é mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Maranhão, do curso de mestrado profissional em Comunicação e também do mestrado em Cartografia Social e Desenvolvimento da Amazônia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Tem experiência nas áreas de Relações Públicas, Comunicação, Análise do Discurso, Meio Ambiente e Cultura.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque