Docente e doutoranda da Pós-Graduação em Odontologia representaram os programas de pós-graduação do Nordeste em evento da Sociedade Brasileira de Periodontologia

publicado: 06/09/2021 18h01, última modificação: 09/09/2021 09h31
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

Na sexta-feira, 27 de agosto, o coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), Bruno Braga Benatti, e a doutoranda Susilena Arouche Costa foram convidados pela Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape) para representar os programas de pós-graduação com relevante produção científica sediados na Região Nordeste. No evento, os representantes apresentaram resultados de estudos desenvolvidos na Universidade Federal do Maranhão envolvendo aspectos epidemiológicos, clínicos e moleculares da doença periodontal.

O evento foi realizado em formato de mesa-redonda e foi transmitido on-line para a comunidade acadêmica. Além dos pesquisadores maranhenses, o evento contou com participação da região Norte, representada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); da região Centro-Oeste, pela Universidade Brasília (UnB); e da região Sul, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Sobrape possui mais de 50 anos existência congregando pesquisadores e profissionais das áreas de periodontia e implantodontia no Brasil.

Durante a sua participação no evento, o professor Benatti apresentou os dados organizacionais, estruturais, linhas de pesquisas e parcerias internas e externas existentes no PPGO. Os estudos apresentados pelo docente no evento tiveram como origem as investigações de estudos longitudinais que foram planejados e acompanhados por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, como os do projeto Brisa e Adolescer, e os estudos multicêntricos aninhados na Coorte RPS.

A doutoranda Susilena Arouche conduziu a apresentação oral que teve como tema “Carga da doença bucal crônica: fatores de risco comuns para cárie e doença periodontal, estudos epidemiológicos em São Luís-MA”, sintetizando os resultados de estudos coordenados pelos docentes e publicados em revistas científicas.

A discente destacou que a oportunidade de disseminar os resultados das pesquisas do grupo foi uma experiência desafiadora na sua vida acadêmica e aproveitou, ainda, para agradecer a iniciativa da Sobrape e o apoio recebidos por seus professores do PPGO.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes