Docente do PPGO ministra curso promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica

publicado: 17/03/2023 14h45, última modificação: 17/03/2023 19h39
Conexão SBPqO.jpg

Será realizado, nesse sábado, 18, a partir das 9h, em formato on-line, o Conexão SBPqO, organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). O evento reunirá três pesquisadores com estudos consagrados sobre a temática cárie dental, seus fatores associados, medidas de prevenção e de intervenção odontológica.

Entre esses pesquisadores, destaca-se a professora Cecília Ribeiro, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGO-UFMA).

O evento engloba uma série de ações ofertadas à comunidade científica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com o objetivo de divulgar resultados de estudos e ampliar a rede de cooperação entre pesquisadores que atuam nessas regiões.

A professora Cecília Ribeiro é bolsista produtividade CNPq, e sua participação no evento reforça a representatividade nacional das pesquisas desenvolvidas na UFMA sobre Carga de Doenças Bucais Crônicas. Essa linha de pesquisa investiga a cárie e periodontite de forma integrada ao longo do curso de vida do desenvolvimento humano. A Carga de Doenças Bucais Crônicas possui associação com outras doenças não transmissíveis como o diabetes, doenças cardiovasculares, asma e depressão, especialmente em populações mais vulneráveis.

O evento trará, ainda, palestrantes de renomes como o pesquisador Jaime Cury, professor titular da Unicamp, que sintetizará resultados de estudos sobre fluorterapia no controle da cárie dental. O professor, com 52 anos dedicados à Odontologia, recebeu, recentemente, o título de Dr. Honoris Causa pela Universidade de Murcia, título que se junta a diversas premiações recebidas no Brasil e no exterior, e a professora Sandra Kalil, da UNINOVE. Ela possui mais de 400 artigos publicados na área de dentística e materiais dentários. Ela abordará aspectos do uso de materiais restauradores no tratamento de lesões de cárie durante sua participação.

Saiba +

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologia (SBPqO)  é uma associação sem fins lucrativos que congrega pesquisadores discentes e docentes que atuam em instituição de ensino e pesquisa do Brasil. A missão da SBPqO é promover a divulgação científica e estimular o aprimoramento da pesquisa odontológica em âmbito nacional e internacional. Essa associação representa a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research (IADR). Atualmente, é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.

Clique para assistir

Por: DCom