Docente do PGLetras aborda metodologias de pesquisa para estudos qualitativos, linguísticos e educacionais em livro

publicado: 19/07/2024 14h50, última modificação: 19/07/2024 16h01

Alex Alves Egido, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras), no Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), assina a obra “A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais”, com a proposta de ser um fonte de consulta para pesquisadores iniciantes. No livro, Alex reúne mais de trinta termos de metodologia qualitativa de pesquisa, abordando seus conceitos, características, vantagens e desafios, além de exemplos e sugestões de leitura.

Leia gratuitamente “A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais”, clicando aqui.

No âmbito da metodologia de pesquisa qualitativa, muitos são os conceitos que merecem ser estudados. Embora esses conceitos sejam abordados detalhadamente em diversas publicações, as informações estão dispersas entre os espaços e ferramentas de busca. Nesse contexto, “o livro surgiu da necessidade de publicações na área dos estudos em metodologia, especialmente na educação e nos estudos linguísticos”, afirma Alex.

Lançado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), inicialmente, “A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais” foi idealizado para pesquisadores da área dos estudos da Linguagem, entretanto, no processo de concepção, a obra adquiriu o potencial para atender não somente jovens pesquisadores da área, mas dos estudos qualitativos, no geral, e da educação. Em relação ao conteúdo, o autor explica que “a construção do livro partiu de referenciais nacionais e estrangeiros sobre metodologia de pesquisa. Os exemplos, por sua vez, são majoritariamente dos estudos da linguagem”.

Embora também possam se beneficiar da leitura dele alunos de doutorado, ele foi idealizado, principalmente, para alunos de graduação, especialização e mestrado, tendo em vista o rápido acesso a conceitos muitas vezes complexos demais e encontrados em publicações dispersas.

Para Alex Alves Egido, o objetivo é contribuir. “Espero contribuir com pesquisadores iniciantes em estudos qualitativos, especialmente sanando suas dúvidas sobre conceitos metodológicos recorrentemente usados na área”, declara o autor.

“A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais” é o segundo livro de Alex voltado a questões de metodologia de pesquisa. A versão impressa dele tem sido feita sob demanda, diretamente com o autor.

Alex Alves Egido é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras-UFMA) e no curso de graduação em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa (CCSB-UFMA), além de professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM) na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante