Notícias
Docente do Departamento de Letras realiza defesa de memorial para promoção a Professora Titular da UFMA
A docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Acadêmico e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Língua Portuguesa – (Gepelp), Ana Lucia Rocha Silva, realiza, nesta segunda-feira, 16, a defesa de Memorial para a Promoção a Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A defesa terá início às 14h30, com transmissão via Google Meet e pelo Canal Oficial da UFMA no YouTube (clique aqui para acompanhar).
A defesa do Memorial consiste no reconhecimento da excelente trajetória do professor universitário, promovendo aos homenageados a reflexão sobre sua carreira na educação. Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) Maria Elias Soares e Leonel Figueiredo de Alencar Araripe e a professora aposentada da UFMA Veraluce da Silva Lima são os titulares da banca.
Ana Lucia possui graduação em Direito pela Universidade Ceuma (2003), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/1981), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2009) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2014). É professora associada da UFMA, do Departamento de Letras, professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Acadêmico. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa, morfologia derivacional, estudos da linguagem, argumentação no discurso. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Língua Portuguesa - Gepelp/UFMA.
O professor tem um papel essencial na sociedade, mas o reconhecimento e a valorização nem sempre estão presentes no cotidiano. Diante disso, esse título representa a conquista do esforço dos educadores que dedicam a sua vida para ensinar. Nesse sentido, Ana Lucia explica que esse momento serve de reflexão sobre a sua trajetória na comunidade acadêmica e ainda afirma que a UFMA tem uma importante contribuição na sua formação.
“É um certo privilégio que o professor alcança, diante de tantas lutas que nós temos, diante de tantas carreiras que nós percorremos, de tantos embates como professores, é uma certa premiação para cada professor que alcança esse nível de titular. Não deixa de ser uma reflexão sobre tudo aquilo que fazemos na comunidade acadêmica, no caso, na Universidade, refletir sobre o que fizemos como professores, como educadores, o que nós estamos deixando, qual o nosso legado como professor, educador, diante de tantos alunos que passam por nós. A UFMA, para mim, foi aquela que me abriu as portas, embora eu tenha adentrado por meio de concurso, mas foi por meio da UFMA que eu pude me realizar como professora, mesmo já tendo passado em outras instituições, como professora do estado, do município, mas, quando nós chegamos à UFMA, sentimos uma responsabilidade maior, porque vamos formar cidadãos para atuarem na sociedade”, ressaltou.
Ana Lucia aconselha os alunos a buscarem conhecimento para além da sala de aula e deseja que eles exerçam sua profissão, de educadores, com qualidade, formando outros cidadãos, pensem na inclusão social e persistam na luta por uma sociedade melhor por meio da educação.
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcante