Notícias
Docente do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMA é homenageado com a medalha Mérito Santos-Dumont
O professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) Luiz Antonio de Souza Ribeiro foi agraciado com a medalha Mérito Santos-Dumont, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Força Aérea Brasileira e por sua significativa contribuição para o avanço tecnológico no setor elétrico.
A medalha Mérito Santos-Dumont é uma forma de reconhecimento oficial e institucional da FAB, que busca enaltecer aqueles que se destacaram em suas atividades, seja no âmbito científico, tecnológico, militar, acadêmico ou mesmo na promoção da cultura e da indústria aeronáutica nacional.
A solenidade, que ocorreu na Base Aérea de Brasília (BABR), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que reconheceu a trajetória do docente Luiz Antonio Ribeiro, destacando seus feitos e sua liderança como Diretor do Instituto de Energia Elétrica (IEE) e como a sua visão estratégica e habilidades gerenciais têm sido fundamentais para o contínuo progresso do instituto e para o estabelecimento de parcerias importantes com diversos setores da sociedade.
O pesquisador, que tem dedicado sua carreira ao avanço do conhecimento e ao desenvolvimento de jovens talentos na área da Engenharia, expressou seu reconhecimento à Força Aérea Brasileira e a todos os colegas e alunos que o acompanharam ao longo de sua carreira. Também enfatizou o potencial transformador da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico para o país.
Saiba mais
A medalha Mérito Santos-Dumont foi criada pelo Decreto nº 39.905, no dia 5 de setembro de 1956. Personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, podem receber a medalha "Mérito Santos-Dumont", desde que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea Brasileira, ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, forem julgados merecedores dessa condecoração. A entrega das condecorações aos agraciados é realizada, em princípio, no dia 20 de julho de cada ano, em solenidade comemorativa ao aniversário de Alberto Santos-Dumont. A apreciação do mérito dos militares e civis em condições de serem agraciados fica por conta do conselho do Mérito Santos-Dumont.
Por: Layane Garcêz
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante