publicado: 03/03/2022 14h58, última modificação: 04/03/2022 13h54
Docente do Departamento de Educação I tem artigo publicado em revista científica internacional.jpeg

O professor Samuel Luis Velázquez Castellanos, do Departamento de Educação 1 da UFMA, teve o artigo “Infâncias dos educandos artífices no Maranhão império (1841-1899)", que examina a história da Casa dos Educandos Artífices da Província do Maranhão, a qual acolheu meninos carentes após o contínuo aumento da pobreza causado pela Rebelião da Balaiada, publicado em uma das revistas mais importante em história da educação em nível internacional, a Pedagógica Histórica: International Journal of the History of Education.

O artigo resgata o ciclo de vida da Casa dos Educandos Artífices, no período de 1841 a 1889, na Província do Maranhão, que recolhia meninos desamparados após o crescente aumento da pobreza pela Revolta da Balaiada, articulando-se às práticas educativas via instrução profissional com as novas práticas de civilidade exercidas pelos educandos nas aulas de primeiras letras, de doutrina cristã, de noções de gramática nacional e de música, e nas de instrução mecânica.

O artigo traz dados parciais baseados no livro do professor do curso de Biblioteconomia da UFMA César Augusto Castro. “Entre as instituições já estudadas por outros pesquisadores na área de história da educação, mergulhei na pesquisa de pós-doutorado do professor César Castro, intitulada ‘Infância e trabalho no Provincial do Maranhão:  uma história da casa dos Educandos Artífices (1841-1889)’. Como estou cartografando o ensino primário, adentrei nessa instituição com novos dados, e os analisei e cruzei sustentado nas teorias da forma escolar e da cultura material escolar à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, uma investigação em andamento com dados parciais”, pontuou.

O docente relatou as dificuldades no desenvolvimento da pesquisa. “Surgiram dificuldades no levantamento de dados, pois, pelo período pandêmico, essas instituições de guarda de dados estavam fechadas ou com horários limitados. Por outro lado, pelo fato de ser uma pesquisa totalmente documental e bibliográfica, muitos arquivos públicos que já estavam comigo foram usados como base”, completou Veslázquez.

Ele contou com o apoio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (Ageufma) para a tradução do artigo. “A UFMA lançou um edital para tradução de artigo, concorri e ganhei. Foi um pontapé para a publicação. É muito valioso para um pesquisador conseguir esse apoio”, ressaltou.

Confira o artigo na íntegra

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque