Docente do Curso de Odontologia Fernanda Ferreira Lopes é promovida ao cargo de Professora Titular da UFMA

publicado: 09/01/2024 08h54, última modificação: 09/01/2024 10h35
Docente do Curso de Odontologia, Fernanda Ferreira Lopes, é promovida ao cargo de Professora Titular da UFMA

Na última sexta-feira, dia 05, a docente Fernanda Ferreira Lopes, lotada no Departamento de Odontologia II, alcançou o topo da carreira com a defesa do memorial para ascensão ao cargo de Professora Titular da UFMA. A defesa ocorreu no auditório do Curso de Odontologia, e a banca foi composta pelos professores Alcimar Nunes Pinheiro (professor aposentado e titular da UFMA), Antônio Luiz Amaral Pereira (professor aposentado e titular da UFMA), Arlene de Jesus Mendes Caldas (professora aposentada e titular da UFMA).

A docente possui formação em Odontologia pela UFMA, mestrado na área de Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Unicamp) e doutorado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao longo da carreira docente na UFMA, atuou nas disciplinas de Semiologia, Patologia Bucal e Periodontia no Curso de Odontologia. Também tem contribuído na formação de estudantes em nível de pós-graduação, em atividades da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da UFMA e nos programas de pós-graduação Stricto-Sensu em Odontologia (PPGO) e em Saúde do Adulto (PPGSAD), atuando como docente permanente e em cargos de gestão nesses setores acadêmicos.

A docente menciona em seu Memorial que “Uma autorreflexão obtida neste memorial foi o gosto nato pela atividade docente, a que eu fui formalmente exposta bem jovem ... a qual ainda desempenho nos dias atuais, com atividades de sala aula em cursos de graduação e pós-graduação. As atividades de extensão e pesquisas foram realizadas de modo a agregar valor ao trabalho docente, além de contribuir com a transferência de conhecimentos para a comunidade, com a formação de outros profissionais para o mercado de trabalho e com a obtenção de respostas para certos questionamentos científicos. As outras atividades auxiliares em gestão, que eu experimentei ao longo desses anos na UFMA, também me ajudaram na melhor compreensão do que é uma Instituição de Ensino Superior (IES)”.