Docente do curso de História realiza defesa de Memorial para Promoção à Professora Titular da UFMA

publicado: 19/04/2024 14h21, última modificação: 22/04/2024 15h14

No dia 30 de abril, às 9h, a docente Departamento de História (DEHI/CCH), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antonia da Silva Mota, fará a defesa do Memorial para Promoção à Professora Titular. A cerimônia, que consiste no levantamento de documentos que qualificam a trajetória do professor universitário que esteja pleiteando a progressão na carreira acadêmica, acontecerá via Google Meet e será transmitida no canal oficial da UFMA no Youtube.

O evento será conduzido por uma comissão especial externa, com banca composta pelos professores Luizir de Oliveira e Pedro Vilarinho Castelo Branco, ambos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e pelo professor Antonio Otaviano Vieira Júnior, da Universidade Federal do Pará (UFPA); a suplente da banca será a professora Márcia Manir Miguel Feitosa, da UFMA.

Docente do Departamento de História desde 1992 através, Antonia da Silva Mota se interessou pela pesquisa histórica ao longo de sua trajetória na instituição, com grande enfoque no Maranhão Colonial por acreditar que conhecendo nossas raízes e o processo de formação de nossa sociedade seria mais fácil transformá-la: “Imaginava que o conhecimento científico transformaria nossa dura realidade de último estado da federação, onde a pobreza era o fruto da ignorância, da falta de oportunidades [...] Em meus inúmeros estudos sobre nosso passado colonial procurei dar visibilidade aos excluídos, em especial, aos escravizados e aos libertos. Buscar sua origem e os mecanismos de sua exploração foi uma meta e sempre será na pesquisa engajada por temas libertários”, afirma a professora.

Integrante do Mestrado profissional em Ensino de História, direcionado para professores de educação básica, o ProfHistória, e do convênio UFMA/UEMA/ITERMA que possui o objetivo de regularização fundiária para as comunidades tradicionais, a professora Antonia da Silva Mota avalia sua trajetória na instituição de forma bastante positiva: “Olho para trás e tenho orgulho de minha trajetória na Universidade, pois foi pautada no respeito e na ética.  Respeito aos alunos e a meus colegas, ética em minhas ações numa instituição pública, que deve servir aos interesses da população que a sustenta”.

O título de Professor Titular é concebido aos docentes cujos méritos acadêmicos o tornaram uma referência em sua área, sendo o grau mais alto da docência universitária. Somente professores associados nível quatro podem concorrer à defesa de memorial.

Por: Gabriel Jansen