Notícias
Docente do CCIm conquista título de Professor Titular
Curso de Enfermagem do Centro de Ciências de Imperatriz comemora o primeiro docente com o título de Professor Titular
O professor Marcelo Donizetti Chaves realizou a defesa do Memorial Acadêmico na Carreira do Magistério Superior para Promoção a Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 29 de abril de 2026. Com a conquista, ele se torna o primeiro Professor Titular do curso de Enfermagem do Centro de Ciências de Imperatriz.
O título de Professor Titular representa o mais alto nível na carreira docente universitária, sendo conferido àqueles que demonstram trajetória consolidada em ensino, pesquisa e extensão ao longo de anos de atuação acadêmica.
Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), possui mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e estágio de pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O docente ingressou na Universidade Federal do Maranhão UFMA em 2008 e, desde então, construiu uma trajetória marcada pela atuação no ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.
A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores titulares:
-
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que presidiu a sessão;
-
Ana Fátima Carvalho Fernandes, Universidade Federal do Ceará – UFC;
-
Ismael Forte Freitas Júnior, Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Professor recebe homenagem do curso de Enfermagem do CCIm
Na área do ensino, o professor acumula mais de sessenta orientações acadêmicas na graduação e pós-graduação. Na pesquisa, coordenou projetos aprovados em editais da FAPEMA, PIBIC e PROEX, além de possuir mais de trinta artigos científicos e capítulos de livros publicados. Seus estudos envolvem áreas como biomateriais, genotoxicidade, oncologia e patologia oral, com publicações em periódicos internacionais, entre eles Journal of Cranio-Maxillo-Facial Surgery, Cell Biochemistry and Function, Toxicology Mechanisms and Methods e European Academy of Dermatology and Venereology.
Desde 2009, Marcelo Donizetti Chaves lidera o Núcleo de Patologia Molecular e Biomateriais, considerado um dos primeiros grupos de pesquisa CNPq da UFMA Imperatriz.
Na extensão universitária, desenvolveu projetos voltados ao diagnóstico e monitoramento da hanseníase, assistência a pacientes oncológicos com foco em dor e ansiedade, saúde do idoso e educação em saúde. Também participou da criação e atuação em ligas acadêmicas, como a Liga de Estomas e Feridas (LAEF) e a Liga de Cosmiatria e Estética.
Além das atividades acadêmicas, o professor exerceu funções de gestão como diretor de Centro e coordenador de curso da UFMA, além de integrar órgãos institucionais como CONSEPE, CONSAD, Comitê de Ética e atuar como avaliador do MEC pelo BASis/INEP. Atualmente, é membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEP do Centro de Ciências de Imperatriz e da Comissão de Avaliação Docente.
O docente destacou a importância da construção coletiva em sua trajetória profissional. “Nada disso foi construído sozinho. Foi construído pelos meus pares, pelos professores com quem trabalhei na universidade e também durante a graduação. Nós não somos nada sozinhos. É sempre com o auxílio de outras pessoas e com o trabalho conjunto que conseguimos chegar a algum lugar”, afirmou.
Sobre os próximos passos da carreira, o professor ressaltou o desejo de continuar contribuindo com a Universidade. “Como todo professor, a gente nunca para. Penso em realizar um segundo pós-doutorado fora do país e aprofundar as pesquisas relacionadas à dor e ansiedade em pacientes oncológicos. Quero continuar participando de projetos, orientando alunos e mantendo o equilíbrio entre ensino, pesquisa, extensão e gestão”, planeja.
Por: Rosiane Stefane/Núcleo de Comunicação CCIm
Revisão: Jáder Cavalcante