Docente de Letras Veraluce da Silva Lima defende seu memorial descritivo e ascende ao cargo de professora titular da UFMA

publicado: 01/04/2022 16h19, última modificação: 01/04/2022 20h22

Foi realizada, na quarta-feira, 30, a defesa pública do memorial descritivo da professora Veraluce da Silva Lima, docente do curso de Letras do Câmpus São Luís, que ascendeu à categoria de professora titular da UFMA. A cerimônia ocorreu de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA.

A professora Veraluce da Silva Lima nasceu em Chapadinha, no interior do Maranhão, mas, ainda criança, aos três anos de idade, veio para São Luís com sua família. Seu primeiro contato com a UFMA se deu em 1975, ao entrar no curso de Letras, em que se graduou em 1979. Após anos de docência na educação básica, em 1992, para lecionar a disciplina Língua Portuguesa, Veraluce regressou à Universidade, local no qual se tornou servidora efetiva em 1994 e também concluiu o mestrado em Educação.

No ano de 2002, a professora iniciou o doutorado na Universidade de Évora, em Portugal, alcançando, em 2007, o grau de doutora em Ciências da Educação ao defender a tese sobre “A influência das Tecnologias de Informação e Comunicação no uso da língua e suas implicações no ensino da língua portuguesa”.

Atualmente, possui 30 anos de docência no ensino superior, atuando na graduação e pós-graduação em Letras, coordenando e desenvolvendo pesquisas na área de estudos da linguagem, investigando a língua portuguesa nas mídias sociais e os gêneros emergentes no ciberespaço. Além disso, tem experiência nos estudos em fenomenologia como metodologia de investigação científica.

Foi em decorrência desse percurso e contribuição à comunidade acadêmica e à sociedade que Veraluce alcançou a promoção funcional para o cargo de professora titular, que constitui o título mais elevado da carreira do magistério superior nas universidades públicas, com a aprovação da banca. Durante a apresentação, a professora agradeceu o apoio de pessoas importantes para ela em sua jornada e destacou alguns feitos acadêmicos.

Saiba mais

Entre outras premiações e honrarias, Veraluce da Silva Lima recebeu as Palmas Universitárias da UFMA em 2014 pelos relevantes serviços prestados à comunidade acadêmica e o Prêmio Fapema Neiva Moreira de 2017, como orientadora da melhor dissertação de mestrado.

O memorial foi avaliado pelas professoras Maria Elias Soares e Mônica Magalhães Cavalcante, ambas da Universidade Federal do Ceará (UFC), e por Paula Francinete Ribeiro de Araujo Tavares, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O momento contou também com a presença de professores, amigos, familiares e alunos da docente.

Para assistir à defesa completa do memorial, acesse o Canal Institucional da UFMA:

Por: Alan Veras

Produção: Laís Costa