Docente de Filosofia ministra seminário em universidade italiana

publicado: 24/02/2023 15h29, última modificação: 24/02/2023 19h36
Professor de filosofia da UFMA ministra seminário em universidade italiana.jpeg

Como pesquisador visitante na Universitá di Macerata (UNIMC – Itália), o professor Luis Uribe Miranda, do Departamento de Filosofia, ministrou, nessa quarta-feira, 23, o seminário “Abitare politicamente il mondo” (Habitar politicamente o mundo). A atividade integrou o curso “Filosofia dell’Abitare” (Filosofia do Habitar), coordenado pela professora Carla Danani, da Università di Macerata.

Uribe Miranda realiza a pesquisa de pós-doutorado “Teologia política e democracia – um diálogo entre Massimo Cacciari e Roberto Esposito” durante sua permanência na universidade italiana. “Temos pesquisado e refletido continuamente nesta experiência de trabalho e visita à Macerata. Como estamos no meio do semestre letivo, todos os dias, temos acompanhado cursos, seminários e palestras, além de entrar em contato com pesquisadores italianos”, detalha.

Na UFMA, além de ministrar aulas no curso de graduação e pós-graduação em Filosofia, o professor mantém ativo o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Italiana (GEPFIT), que semestralmente organiza atividades tendo como referência pensadores e autores contemporâneos da Itália, como Roberto Esposito, Gaetano Chiurazi, Massimo Cacciari, Carla Canullo, Gianluca Cuozzo e outros.

Atualmente, Luis Uribe organiza, ao lado da pesquisadora e escritora Iris Fátima da Silva Uribe, a coleção Filosofia Italiana pela Paco Editorial. Dentro dela, já foram lançados quatro livros: “A experiência da verdade” e “Compreensão, história e contingência”, de Gaetano Chiurazzi; “O quiasmo da tradução”, de Carla Canullo, “Ontologia e estética em Luigi Pareyson”, de Iris Fátima da Silva Uribe. Os dois ainda traduziram e lançaram o livro “Representar o invisível: Nicolau de Cusa e a arte do tempo” (Fontinelle Publicações), de Gianluca Cuozzo.

Por: DCom