Docente de Codó tem dossiê publicado na Revista Série-Estudos, da Universidade Católica Dom Bosco

publicado: 03/02/2023 12h45, última modificação: 03/02/2023 20h58

Danilo Araújo de Oliveira, docente do curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Codó (CCCo), teve o dossiê de sua autoria “Currículos Culturais não escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder” publicado na revista Série-Estudos, periódico da Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. O trabalho foi submetido a um seletivo realizado anualmente pela Associação Brasileira de Currículo (ABDC), no qual obteve aprovação para ser registrado no periódico.

O dossiê reúne textos de diversos pesquisadores, com temáticas e discussões variadas que discutem o conceito de “currículo cultural não escolar”, que tem sido expandido nos últimos dez anos no país, influenciado pelos Estudos Culturais e pelas Teorias Pós-Críticas. O conceito entende que currículo consiste em uma prática cultural que divulga e produz significados sobre o mundo e as suas coisas, estendendo-se em diversos meios como nas bibliotecas, museus, nas diferentes formações, na pesquisa educacional, na internet, nos jogos, nas brincadeiras, na mídia, no cinema, na música e no cotidiano, como descreveu o professor.

“O alargamento desses conceitos ampliou também as possibilidades de pesquisas no campo curricular, criando diferentes tessituras. Mesmo sendo nomeados como currículos culturais não escolares – acento que marca a produção curricular que se move para além dos limites da e na escola –, podem trazer implicações importantes para a produção curricular que se volta para o ambiente escolar, borrando o confinamento de uma suposta fronteira delimitadora do que é próprio ou não da escola, movendo o currículo para uma produção intersticial que, ao mesmo tempo, desestabiliza binarismos e impele a um movimento para além, não como superação, mas deslocamento”, explanou.

Demonstrou, também, que os currículos disputam espaços com outros sistemas, práticas e discursos e não podem ser desconhecidos pelo campo educacional e curricular. “Nesse sentido, o objetivo do dossiê foi reunir pesquisas e pesquisadores que discutem o funcionamento dos currículos culturais não escolares, suas relações de poder, produção de verdades e, também, possíveis incidências e diálogos desses currículos com aqueles praticados nas escolas, contorcendo a produção curricular para além da ordem e subordinação da educação ao ensino”, explicou.

Essa ABDC, conforme continua o docente, tem investido na divulgação e ampliação de sua atuação, tornando mais visíveis as pesquisas do campo do currículo no Brasil, o que gera “um orgulho imenso ter um dossiê selecionado”, em suas palavras.

Saiba mais

O dossiê foi organizado em parceria com a professora Rita de Cássia Prazeres Frangella, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), marcando uma parceria institucional nas pesquisas acadêmicas que fortalece as instituições, amplia e multiplica os olhares nas pesquisas curriculares.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro