publicado: 27/06/2022 17h44, última modificação: 27/06/2022 20h24
Docente da UFMA é convidado para rede internacional de pesquisadores em jogos e esportes tradicionais.jpeg

Mais uma parceria internacional compõe o leque de contatos internacionais da UFMA, dessa vez, o professor Fábio Cárdias, do curso de Enfermagem de Imperatriz, foi convidado para integrar a Rede Internacional de Pesquisadores em Jogos e Esportes Tradicionais (JEts). O docente é um dos poucos profissionais que representam o Brasil na rede.

Fábio explica como recebeu o convite para se associar à rede. “Desde 2018, eu vice-presidi e depois secretariei a organização World Ethnosport Association (Associação Mundial de Etnoesporte), com sede na Rússia, com vigência até 2020, depois assumindo outro cargo, o de Embaixador para a América do Sul. Com visita internacional à Rússia e Sibéria, em 2018, conheci pessoas que compõem essa rede e outras redes de pesquisa”, diz o professor, que também coloca que ser filiado exporta o nome da instituição, como servidor público federal filiado à UFMA, internacionaliza a pesquisa e comunica intercontinentalmente por meio de palestras, apresentações orais, artigos e livros, além de outras comunicações científicas.

O professor se associou à JEts na condição professor-colaborador e palestrante. Já no primeiro encontro, Fábio já ofereceu uma palestra, em inglês sobre o seu tema de pesquisa, a psicologia do etnoesporte e dos jogos e esporte tradicionais nos Territórios Indígenas e a relação com a saúde comunitária. A exemplo disso, Fábio analisa esportes como a corrida de toras, lutas corporais, etnofutebol nas modalidades masculino, feminino, infantil, adulto e idosos.

A área de pesquisa estuda não só a história dos esportes nos povos originários, mas também as relações sociais que são proporcionadas nos ambientes comunitários e como esses esportes podem contar a história das comunidades e da região em que se inserem. Nesse ensejo, a antropologia se entrelaça com a psicologia, em que se investigam os vários aspectos de criação do esporte, seja dos instrumentos aos contextos sociais.

O docente já trabalhou com alguns membros que hoje também compõem a rede, a exemplo do professor José Ronaldo Fassheber, da Universidade Estadual do Paraná, o que rendeu a publicação de um artigo intitulado “Ethnosport Psychology and Indigenous Sportsmanship: a Brazilian contribution”. Um outro colaborador lembrado pelo docente é a professora Soraia Chung Saura, da Universidade de São Paulo, compondo a equipe que representa o Brasil na rede internacional.

O docente explica sobre o escopo geral das atividades de pesquisa da rede. “O tema geral são os jogos tradicionais pelo mundo. Como psicólogo do esporte e do exercício, estou sempre relacionando a saúde e a educação, ou mesmo a educação em saúde. Por exemplo, pesquiso como essas práticas corporais e esportivas tradicionais, jogos indígenas amazônicos, são promotores e preventores de saúde entre os povos e comunidades tradicionais, com ênfase na busca de categorias conceituais psicológicas”, afirma.

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque