Docente da UFMA defende tese de doutorado sobre a história do ensino superior no Maranhão, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo

publicado: 01/09/2021 16h27, última modificação: 01/09/2021 22h05

O docente Hugo Freitas de Melo, professor do curso de Sociologia do Câmpus de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão, defendeu, recentemente, sua tese de doutorado de tema “O Dominium Universitario: grupos dirigentes e a sociogênese do espaço acadêmico-científico no Maranhão (1918-1970)”, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), tese que é fruto de uma pesquisa feita no acervo do Memorial Cristo Rei da UFMA.

No trabalho, ele examina os condicionantes sociais, os aspectos culturais e as dinâmicas políticas e econômicas que possibilitaram a constituição das escolas superiores no Maranhão. O estudo investigou a história da Universidade Federal do Maranhão, desde a Faculdade de Direito, passando pela Universidade “Católica” até chegar à fundação da UFMA e às primeiras faculdades que deram origem à Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O autor explicou que o interesse pelo tema surgiu a partir dos desdobramentos da dissertação de mestrado em Ciências Sociais, na qual investigou atuações de sacerdotes católicos na política e na cultura no Maranhão, sobretudo na literatura e no âmbito universitário. “Constatei que muitos padres haviam sido professores e dirigentes de escolas superiores antes mesmo do surgimento da Universidade Federal. Isso me instigou a aprofundar as investigações sobre a relação entre Catolicismo e Ensino Superior no Maranhão”, completou.

Posteriormente, o autor expandiu sua pesquisa, de modo a compreender não apenas a atuação da Igreja, mas de outros agentes da sociedade. “Pesquisando no acervo do Memorial Cristo Rei, ampliei a investigação para profissionais liberais, comerciantes portugueses, escritores e funcionários públicos que contribuíram para as várias etapas de estruturação do ensino superior no Maranhão, desde a fundação da Faculdade de Direito, em 1918, até as primeiras faculdades que surgiram no final da década de 1960, e que deram origem à Universidade Estadual do Maranhão”, detalhou.

De acordo com Hugo, o estudo contribui para o avanço dos estudos relativos à criação do ensino superior e da ciência no Brasil, sobretudo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; analisa a transformação dos padrões da atividade intelectual, antes focada nos grandes nomes da literatura que contribuíram para a construção da identidade de São Luís; e apresenta um conceito inédito de dominium no âmbito das Ciências Sociais no Brasil e no mundo.

O docente acredita que a tese, aprovada por unanimidade e indicada para publicação, preencherá uma lacuna, uma vez que são os raros os documentos, materiais bibliográficos e estudos sobre o ensino superior no Maranhão, a origem da Universidade Federal do Maranhão e da ciência no estado.

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa