Docente da Pós-Graduação em Odontologia da UFMA conquista o Prêmio LAR Senior Award na Conferência Internacional de Pesquisa Odontológica

publicado: 26/07/2023 10h09, última modificação: 26/07/2023 16h46

A professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) Cecilia Claudia Costa Ribeiro foi homenageada com o prêmio LAR Senior Award, durante a 101ª Sessão Geral e Exposição da International Association for Dental, Oral, and Craniofacial Research (IADR), realizada nos dias 21 e 24 de junho deste ano, na cidade de Bogotá, Colômbia.

O LAR Senior Award é uma honraria concedida a pesquisadores seniores, na América Latina, que se destacaram em suas contribuições para a ciência odontológica. A premiação veio em reconhecimento ao trabalho pioneiro da pesquisadora, que é uma figura relevante na área da Odontologia, tanto na UFMA, quanto no cenário internacional.

O estudo premiado, intitulado “Obesity, insulin resistance, caries, and periodontitis in adolescents: syndemic framework”, faz parte da tese de doutorado de Lorena Lúcia Costa Ladeira, que foi defendida em 2022, sob orientação da professora Cecilia Claudia no PPGO da UFMA.

Os resultados do estudo revelaram a presença do quadro sindêmico em jovens, e, que os primeiros sinais do continuum — cadeia de eventos sequenciais — do diabetes estão associados às principais doenças bucais nessa faixa etária. Essas descobertas têm relevância significativa, pois apontam para a necessidade de abordagens em saúde bucal que não se limitem apenas a fatores biológicos, como o controle do biofilme oral, mas que também devem ser inclusas estratégias relacionadas aos fatores de risco comuns para doenças e agravos que não são transmissíveis pela boca e outras condições mais graves que são mais comuns em fases posteriores da vida.

A abordagem de integralidade em saúde, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Organização das Nações Unidas (ONU), ganha força a partir dos resultados da pesquisa. Isso destaca a importância de uma visão holística na promoção da saúde bucal e na prevenção de doenças em diferentes etapas da vida.

O trabalho vencedor também contou com colaborações internacionais de pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e do Programa Clínico Acadêmico (ACP) ­de Saúde Bucal, na Duke-NUS Medical School, em Singapura, além do envolvimento de alunos e professores do PPGO.

Na apresentação, também foram destacadas outras seis produções científicas ao longo da carreira acadêmica da pesquisadora, todas publicadas em importantes revistas da área odontológica, com elevado fator de impacto.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro