Divulgado o seletivo para o Curso de Especialização em Ergonomia da UFMA

publicado: 26/01/2022 12h00, última modificação: 26/01/2022 18h55

O Departamento de Desenho e Tecnologia (Dedet) da UFMA tornou público o edital N° 07/2022, que regulamenta as inscrições para a seleção ao curso de Especialização em Ergonomia. Os interessados poderão realizar a submissão dos documentos, por via remota, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), entre os dias 25 de janeiro e 25 de fevereiro de 2022.

A Especialização visa capacitar os alunos a definirem um campo de ação em ergonomia para que, com base nos conhecimentos adquiridos, estejam aptos a analisar, diagnosticar e interferir em situações adversas aos usuários e operadores de produtos de diversas naturezas. O curso, com carga horária de 480 horas, é oferecido pelo Dedet para graduados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC e que sejam compatíveis com o objetivo da especialização.

Para participar do processo, é preciso estar atento aos critérios dispostos no edital. As inscrições serão realizadas unicamente via Sigaa, na aba lateral “Processo Seletivo - Lato sensu”, até o dia 25 de fevereiro de 2022, e os documentos devem ser devidamente digitalizados no formato PDF, sem ultrapassar o tamanho exigido. Além da documentação requerida no edital, o candidato deve anexar o comprovante de pagamento no valor de R$ 120, referente à taxa de inscrição. Após esse processo, o comprovante de inscrição será encaminhado para o e-mail do candidato, que deve aguardar a lista de homologação dos inscritos, prevista para ser divulgada no site da Ageufma no dia 28 de fevereiro de 2022.

Serão distribuídas 39 vagas, no total, sendo 30 vagas direcionadas para a ampla concorrência e as demais reservadas para o seguinte público: uma vaga para pessoas com deficiência, uma vaga reservada para indígenas, três vagas reservadas para pessoas negras e, por fim, quatro vagas reservadas para servidor técnico-administrativo efetivo e ativo da UFMA. Aqueles dispostos a concorrerem nas devidas modalidades devem possuir documentação comprobatória e estar sujeitos a procedimentos como perícia médica e comissão de heteroidentificação. Em caso de recusa ou fraude, em qualquer etapa do processo, o candidato será imediatamente eliminado.

O processo de seleção será realizado por uma Comissão Examinadora, que fará a verificação do Currículo Escolar e do Currículo Vitae (modelo Lattes), atribuindo pontuação de acordo com o peso determinado a cada uma das etapas de análise. A pontuação final de classificação será divulgada no dia 7 de março de 2022, e as matrículas estão previstas para ocorrerem entre os dias 11 e 12 de março. Os participantes deverão acompanhar todo o processo e os resultados no site da Ageufma.

Dúvidas devem ser encaminhadas para ergonomia@ufma.br. Para mais informações sobre o processo, acesse http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/lm2s2KsqNSoxPsj.pdf.

Por: Letícia Araújo/Ageufma