Notícias
Divulgado o edital para submissão de trabalhos para o ENATUR 2025
A Comissão Científica do Encontro Nacional de Turismo (ENATUR) divulgou o edital para submissão de trabalhos da edição 2025. Promovido pelo Centro Acadêmico “2 de Março” – gestão Multivozes, pela Labotur Jr. e pela Associação Atlética Acadêmica de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o evento reunirá discentes e especialistas de todo o Brasil para debater o tema “Turismo e Experiência: Conexões que Transformam”, uma abordagem atual e relevante no cenário de pós-pandemia.
Com o objetivo de fortalecer a produção científica e promover a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e profissionais do turismo, o evento convida o público interessado a submeter trabalhos científicos, no formato de resumo expandido, entre os dias 17 de junho e 18 de agosto. As apresentações incluirão a exposição de banners e sessões orais, criando um ambiente dinâmico e enriquecedor. Podem participar estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos, tecnólogos, de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de pesquisadores, professores do ensino superior e profissionais do turismo e áreas relacionadas.
Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente no formato de resumo expandido, seguindo as normas estabelecidas no Edital Nº 01/2025, disponível nos canais oficiais do evento. Os resumos expandidos devem se enquadrar em um dos sete eixos temáticos definidos pelo evento: Políticas Públicas, Economia do Turismo, Planejamento e Gestão Turística; Cultura, Patrimônio e Turismo; Turismo, Sociedade e Meio Ambiente, Formação Profissional, e Outras Temáticas Relevantes, que se encaixem na proposta do encontro.
Segundo Ruth Ferreira, uma das responsáveis pela organização, a expectativa para esta edição é alta. “Esperamos receber um número maior de trabalhos do que na edição passada e estamos realizando uma campanha de mobilização para isso. O ENATUR 2025 fala muito sobre a experiência, um tema em alta no turismo pós-pandemia, então esperamos que os trabalhos estejam voltados a essa temática, que oferece um campo vasto de subtemas a serem explorados”.
A avaliação dos trabalhos será feita pela Comissão Científica do ENATUR, com base em critérios tais como a relevância do tema para a área, a originalidade da proposta, a clareza e coerência do texto, a adequação e o rigor metodológico da pesquisa, a apresentação dos resultados e a solidez das conclusões, além da observância às normas da ABNT para citações e referências.
Esses parâmetros serão também utilizados para definir a premiação dos melhores trabalhos apresentados, que será entregue durante a cerimônia marcada para o dia 24 de outubro. Para Marina Ferreira, Diretora Adjunta da Comissão Científica e também discente, esse momento será de grande importância.
“A cerimônia de premiação é um momento especial para reconhecer e celebrar os melhores trabalhos dos estudantes de turismo. Uma comissão de professores e profissionais da área selecionará os trabalhos com base em critérios como originalidade, relevância e impacto. O objetivo é motivar os estudantes a continuar produzindo trabalhos de qualidade, estimular a pesquisa e a inovação, e valorizar a área do turismo. Além disso, a cerimônia pode abrir oportunidades futuras para os estudantes e criar um legado positivo para o evento”, pontuou ela.
É essencial que os interessados acessem o edital completo e acompanhem as atualizações. Para mais informações, o contato pode ser feito por meio do Instagram oficial ou pelo e-mail.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante