Divisão de Qualidade de Vida (DQV) promove ação em alusão ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física, na TV UFMA

publicado: 25/04/2023 16h25, última modificação: 26/04/2023 17h14

A Divisão de Qualidade de Vida (DQV) promoveu, em parceria com a TV UFMA, a ação em homenagem ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física, oficialmente comemorados nos dias 7 e 6 de abril, respectivamente. Realizado na Cidade Universitária, na manhã dessa terça, 18, o evento foi voltado aos colaboradores da emissora. A programação contou com um circuito de orientações nutricionais, aferição de pressão e avaliações físicas com discentes do curso de Bacharelado em Educação Física.

Além do público previsto, também estiveram presentes nutricionistas da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), um enfermeiro do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e a fisioterapeuta do DQV Taliane Maia.

Para ela, as atividades físicas são essenciais, pois podem prevenir doenças, garantir o bem-estar físico e mental e melhorar a disposição no trabalho. “Nós queremos promover atividades como natação, hidroginástica, aulas de dança, caminhada e corrida, que contemplem os servidores da Universidade”, comentou.

De acordo com a professora do Bacharelado em Educação Física Alessandra Garcia, essa parceria busca criar e ampliar o entendimento sobre o tema qualidade de vida. “Procurem realizar um programa de exercício físico com acompanhamento profissional. A pessoa que se cuida desenvolve melhor composição corporal, melhores níveis sanguíneos e de colesterol, redução da pressão arterial, ansiedade e depressão”, explicou.

A discente do oitavo período Danyele Souza, que também participou das atividades, ressaltou a importância dos cuidados com o próprio corpo, desde que busquem a saúde em primeiro lugar. “Precisamos cuidar mais da nossa saúde, tanto física quanto mental. Tomar essa decisão agregará muitas coisas para você e para as pessoas ao seu redor”, finalizou.

Por: Júlio César

Fotos: Raul Monteiro