Notícias
Divisão de Capacitação e Desenvolvimento da UFMA promove Workshop sobre didática no ensino superior
Os docentes da Universidade Federal do Maranhão participaram, no último sábado, 31, do workshop “O exercício de pensar e (re)planificar o programa da disciplina”. A ação reuniu educadores de diferentes áreas do conhecimento e ocorreu no Centro Pedagógico Paulo Freire, Câmpus Bacanga. O momento foi conduzido pela docente do Departamento de Educação Walkíria Martins.
A iniciativa é integrada ao curso de Didática do Ensino Superior, oferecida pela diretoria de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas (Diplad), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD), em parceria com a Pró-reitoria de Ensino. A coordenadora do evento e do curso e chefe da DCD, Sônia Pedroni, destaca a importância do encontro e elogia a dinamicidade da professora Walkíria Martins:
“Iniciativas como essas são fundamentais para dinamizar a prática docente, porque possibilitam conhecimentos teórico-práticos que ajudam no planejamento, na organização e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, com reflexos diretos na qualidade dos cursos ofertados. Além disso, contribui para o entendimento da relação entre o conhecimento científico de cada área de atuação docente e a prática pedagógica, possibilitando a opção por estratégias metodológicas e utilização de recursos mais apropriados para o alcance dos objetivos propostos. Nesse exercício prático, os professores puderam dialogar com seus pares e fazer trocas enriquecedoras. A Profa. Dra. Walkíria conduziu o Workshop com muita leveza e dinamicidade, propiciando uma manhã de reflexões sobre a prática docente relacionando os fundamentos teóricos da didática com a prática pedagógica”.
Walkíria Martins reforça o intuito do Workshop e a relevância de realizar uma ação que promove o diálogo entre variados campos.
“Este workshop teve como principal objetivo fomentar o processo de (re)construção da prática docente articulado pelo ato de planificar reflexivamente o ensino na graduação. Entende-se que a oferta de espaços de formação aos docentes no Ensino Superior desempenha um papel importante na melhoria da qualidade do ensino. Ao se criarem condições para a vivência, a troca de experiências e partilha de saberes, estamos a ajudar na reconstrução permanente da identidade pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que se avança no propósito de o docente ser um construtor e autor do currículo que acontece na sala de aula, promovendo um processo de ensino e de aprendizagem mais rico e alinhado às demandas da atualidade”, compartilhou a professora.
O evento foi marcado pelos diálogos transdisciplinares — promovido pela ampla experiência dos participantes, pelo fortalecimento do processo de orientação e o desenvolvimento de redes de entreajuda. A prática da docência foi fortificada durante o Workshop, levando a reflexão sobre a didática no ensino superior.
O II Workshop está agendado para o dia 14 de junho, a partir das 8h30, no Centro Pedagógico Paulo Freire. Dessa vez, a iniciativa vai abordar o tema: “Estratégias de ensino e de avaliação orientadas para a promoção do pensamento crítico”. O encontro é dedicado a todos os professores inscritos no curso, não sendo necessário realizar inscrição para o Workshop.
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcante
