Notícias
Diversidade étnico-cultural é discutida em subprojeto do PIBID realizado pelo Curso de Sociologia do câmpus São Bernardo
O subprojeto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) com a temática “As ciências humanas e a diversidade étnico-cultural: educação e interdisciplinaridade”, do Curso de licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia, do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSb) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), encerrou suas ações, iniciadas em novembro de 2022 e finalizadas em abril de 2024, nas escolas-campo de ensino médio Henrique Couto e Debora Correia Lima, na cidade de São Bernardo.
Visando a capacitação e fortalecimento das licenciaturas além da formação dos futuros docentes, o PIBID é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) e possui um temáticas variadas para diferentes cursos de graduação com foco na capacitação à docência. No Curso de Ciências Humanas – Sociologia, o subprojeto abordou a temática de diversidade étnico-cultural e a interdisciplinaridade com o objetivo de construir materiais didáticos e pedagógicos para aplicação da lei 11.645 de 2008.
O subprojeto é finalizado com a entrega e montagem do calendário da Diversidade étnico-cultural do PIBID/Sociologia do Curso de Ciências Humanas – Sociologia nas escolas-campo e no quilombo Saco das Almas, em Brejo, no Maranhão.
Os bolsistas, voluntários e pibidianos (as) são incentivados desde o início do curso a adentrarem as escolas escolhidas, acompanhando supervisores buscando aprender e observar a realidade escolar, junto dos desafios e as potências em ser um educador, criando um laço entre universidade e escola visando o crescimento da educação pública no país.
“A importância do subprojeto para a Iniciação à Docência é, justamente, conhecer a realidade escolar, os desafios que podem vir a acontecer desde o início da sua formação em uma graduação e licenciatura, mas com recursos no sentido teórico, metodológico que um curso de Ciências Humanas pode ofertar para aplicar e levar conhecimento a parte da realidade específica escolar do município de São Bernardo. Essa é a principal importância. A outra é o fato de terem bolsas, existem voluntários também, mas a grande parte dos alunos pibidianos são bolsistas e elas interferem diretamente em uma possibilidade de manutenção financeira e de permanência desses alunos ao longo da graduação”, destaca Ana Caroline Amorim Oliveira, coordenadora do subprojeto, sobre a importância das atividades realizadas dentro do PIBID para os discentes participantes.
Um dos supervisores do subprojeto Danilo Santos, compartilhou a sua experiência dentro do PIBID e a expectativa pela contribuição na carreira dos pibidianos. “Retornar aos projetos da academia não poderia ter tido retrospecto melhor e com certeza está no meu coração como uma das grandes experiências pessoais e profissionais que vivi até agora. Espero que eu tenha contribuído bastante não somente para o projeto em si, mas para o incentivo e a progressão na carreira docente de todos que compartilhei experiências e conhecimento”, declarou o professor.
Marcelo Lopes, bolsista do subprojeto do PIBID, ressalta a importância do trabalho feito pelos subprojeto tanto para discentes, que participaram do programa de Iniciação à Docência, quanto para estudantes, que foram atendidos nas escolas escolhidas. "O PIBID é um projeto que ajuda, principalmente, a introduzir os novos estudantes dentro do ambiente escolar, dentro da sala de aula, para nos dar um entendimento de como funciona o ambiente, para melhorar a nossa capacitação como profissionais da área, como professores. Da mesma forma que o PIBID traz melhorias para nós como professores, ele leva melhorias para os alunos, pois o nosso subprojeto levava assuntos que são pouco trabalhados atualmente na sala de aula e que merecem ter mais atenção, especialmente as questões raciais", frisou o bolsista.
Marcelo ainda de expressa o sentimento que o subprojeto deixou após sua finalização: "O PIBID me ajudou bastante a ter um pensamento mais crítico sobre a sociedade, a ter uma compreensão mais profunda, a entender ainda mais como se dá o funcionamento desses ambientes, principalmente a questões voltadas a tudo que eu falei anteriormente, como questões raciais, pois dentro do PIBID trabalhamos vários autores importantes que abordam essa temática, e no final enriqueceu o pensamento crítico tanto para mim como futuro docente, quanto para os estudantes de ensino médio".
O subprojeto segue a Lei 11.645 de 2008 que trata da obrigatoriedade dos conteúdos sobre povos indígenas e os povos africanos no currículo da educação básica de forma transversal. Dessa forma, o projeto teve como objetivo realizar uma ponte entre a universidade e a escola com a construção de um material didático sobre o tema da diversidade étnico-cultural para utilizar nas escolas-campo.
Por: Karina Soares