Dissertação de mestrado do PROFNIT propõe recuperação das bibliografias dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação na UFMA

publicado: 22/04/2024 15h07, última modificação: 22/04/2024 15h07

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) alcançou um marco importante na área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação com a defesa de dissertação da servidora Jousiane Leite Lima, da Diretoria Integrada de Bibliotecas. Sua pesquisa, intitulada “Gestão do Processo de Recuperação das Bibliografias dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação no Acervo da Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA”, foi apresentada à banca de defesa para obtenção do título de Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, na Área de Concentração em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, no PROFINIT/UFMA.

A proposta do trabalho teve apoio da Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA e da Superintendência de Tecnologia da Informação para sua elaboração, planejada como uma ação do PROFNIT e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégias e Tecnologias Organizacionais (GEPEETO). O estudo de Jousiane Lima propõe melhorias significativas na gestão e disponibilidade de materiais bibliográficos alinhados aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) da universidade.

A dissertação foi avaliada por uma banca composta pelo professor Walber Lins Pontes, seu orientador e presidente da banca do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFMA); professora Lígia Barros de Freitas, da PROFNIT/UEMG; e professora Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, ex-diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA.

Em entrevista, o professor Walber Pontes destacou a relevância do trabalho de Lima. "O trabalho dela está sendo implementado na DIB para melhorar a gestão do acervo, ampliar a adequação da disponibilidade de materiais de acordo com os PPCs dos cursos e otimizar a aquisição e alocação dos materiais informacionais nas diversas bibliotecas da UFMA", afirmou.

Este projeto não apenas fortalece as atividades acadêmicas e administrativas da Diretoria Integrada de Bibliotecas mas também serve como um modelo de inovação aplicável a outras instituições de ensino que buscam melhorar a gestão de seus recursos bibliográficos. A defesa ocorreu de forma síncrona remota, seguindo os protocolos estabelecidos pelo PROFNIT.

A UFMA continua a destacar-se como um centro de excelência em pesquisa e inovação, comprometida com o avanço do conhecimento e a aplicação prática da ciência em benefício da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Por: Lucio Silva/Ageufma