Disciplina de sonoplastia do curso de Teatro realiza mostra de experimentos para o seu encerramento

publicado: 21/07/2023 11h23, última modificação: 21/07/2023 13h48

Hoje, dia 21, o Auditório Mário Meireles, do Centro de Ciências Humanas (CCH), recebeu a finalização da disciplina de Sonoplastia, ministrada pela professora Dayana Roberta, da licenciatura em Teatro. Na ocasião, os alunos da turma apresentaram experimentos realizados durante a disciplina.

A professora explica que a mostra busca principalmente devolver para sociedade e para a comunidade acadêmica o que o curso de teatro está produzindo, porque são profissionais que estão em processo de formação para docência e muitos também já atuam na cena teatral profissional.

“Os experimentos utilizam o texto teatral como uma forma de fazer a sonoplastia para o teatro, quer seja no âmbito da improvisação da cena, quanto numa concepção estética da contação da história ou da encenação de um espetáculo com trilha sonora e sonoridades, buscando entender como esse som é feito”, pontua a professora.

Finalização da disciplina de Sonoplastia - 21-07-23

Joberth Oliveira, discente da disciplina, conta que a dramaturgia utilizada por ele na apresentação, Vivendo e Aprendendo, é autoral e voltada para o universo infantil, e, nesse espaço, aborda a história do contador de histórias Zé Bilinguim. “Toda dramaturgia que surge vem pensando nele. Dessa forma, eu optei por utilizar canções populares e infantis para ambientar melhor as histórias e assim contá-las, que geralmente são improvisadas, mas essa foi escrita anteriormente”, expõe.

Além de Joberth, outros alunos também fizeram uso de textos autorais, que é o caso de Fernando Lucas, autor do texto VIDA. “É um texto que fala sobre o ciclo da vida e de que forma essas coisas exteriores afetam a nossa. Para isso, eu tenho um texto que eu trago como representativo do ciclo de uma planta, de como que ela nasce, ela cresce, ela se modifica com o que tem ao redor dela”, relata.

O discente João Vitor Santos, do sétimo período, destaca que geralmente se tem uma visão muito elitizada sobre a poesia, e por isso, na ocasião, recitou Jesus Chorou, poema escrito pelo rapper Mano Brown, integrante do grupo Racionais Mc’s. “Por meio da dramaticidade, podemos trazer para as pessoas uma forma melhor de visualizar isso que também é poesia. Isso também beneficia a comunidade de muitas formas”, afirma.

Por: Juan Terra

Fotos: Karla Costa