Discentes e docentes recebem os novos alunos do curso com a Semana da Caloura e do Calouro de Direito do Câmpus de São Luís; aula magna ocorre hoje, às 18h

publicado: 25/06/2021 15h18, última modificação: 25/06/2021 15h27
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10

Desejando as boas-vindas aos novos alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, o coordenador do curso, Ruan Didier, abriu a Semana da Caloura e do Calouro de Direito 2021.1, que ocorreu na quarta, 23, e transmitida no Canal Institucional da UFMA. O evento termina nesta sexta-feira, 25, às 18h30, com a Aula Magna “Direito Contra-Hegemônico: Paradigma Jurídico de Atenção a minorias”.

“Aproveitem esses três dias de evento para conhecer nossos programas acadêmicos e as especificidades do curso, guardem as dicas e orientações que professores e veteranos compartilharão com vocês. No mais, tenham um excelente início de semestre nesse novo ciclo das suas vidas”, desejou o coordenador.

A programação de abertura da Semana contou com a divulgação dos grupos de pesquisa e extensão e as associações acadêmicas existentes no curso de Direito. Assim, a discussão começou com a professora Mônica Sousa, que apresentou o Núcleo de Estudos em Direitos Internacional e Desenvolvimento (Nedid) aos estudantes do primeiro período do turno matutino e noturno do Bacharelado.

“O grupo já tem onze anos e temos tido uma história de sucesso, porque os egressos têm se destacado no campo. Isso significa dizer que a pesquisa vale a pena, principalmente em um momento de negação do conhecimento científico, no qual não podemos afastá-lo do nosso crescimento profissional”, frisou a docente.

Contemplada com uma bolsa de estudos para a mobilidade acadêmica de seis meses na Universidade de York, no Canadá, a estudante Beatriz Barros contou que a conquista só foi possível a partir do trabalho no Nedid.

“Entrei no curso determinada a conhecer mais a área do Direito Internacional, mas, infelizmente, a nossa grade curricular é limitada nesse campo. Então, o Nedid me possibilitou conhecer mais sobre a temática e me proporcionou somar mais experiências no currículo”, contou.

Já o estudante Alexandre Uchoa revelou que foi no Programa de Ensino Tutorial (PET) de Direito que teve mais afinidade com a área. “Eu descobri temáticas que eu realmente gosto no Direito, compreendi como ele é amplo e quais caminhos podem ser explorados no campo, além de despertar o interesse na pesquisa científica”, compartilhou Uchoa.

O estudante Raoni Santos ficou com a missão de apresentar o Grupo de Estudo em Direito e Transdisplinaridade, na qual fez a seguinte observação: “A transdisciplinaridade não é apenas relacionar as áreas, encontrar pontos de convergência ou de intersecção entre as diversas áreas, é, também, ter um certo domínio sobre áreas diversas e a capacidade de interagir com elas”.

Aos alunos interessados no campo das ciências criminais, o professor Marcelo Lima os convidou a conhecer e participar do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais (Nupecc).

“Em síntese, o grupo se propõe a discutir as questões da violência e do controle social. Para aqueles que tenham interesse em discutir a ciência criminal na perspectiva do direito tributário, da criminalidade organizada e da sociedade de violência, esse é um dos grupos de pesquisas aptos a receber vocês”, convidou.

Na ocasião, representantes da Empresa Júnior de Direito (IUS); do Núcleo de Estudos de Direito Constitucional (Nedc); do Grupo de Pesquisa Cultura, Direito e Sociedade; do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Negro Cosme (Najup); do Núcleo de Estudos Sociambientais (NES); do Grupo de Estudos de Direitos Humanos e Biodiveriddade (Gedh-Bio); e da associação estudantil Atlética Lendária também fizeram suas explanações.

O segundo dia de programação contou com compartilhamento de experiências acadêmicas e profissionais e, para fechar a Semana, lembra-se que será realizada hoje, às 18h30, a Aula Magna “Direito Contra-Hegemônico: Paradigma Jurídico de Atenção a minorias”.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque