Discentes do projeto Entretextos atingem notas superiores a 900 na redação do Enem

publicado: 25/01/2024 12h55, última modificação: 25/01/2024 13h29

O Entretexto é uma iniciativa do curso de Letras do Câmpus São Luís, que tem por objetivo democratizar o acesso a aulas de produção textual de maneira gratuita e aberta à comunidade, e, nessa edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vários alunos atingiram notas superiores a 900 pontos na redação da prova.

O projeto, coordenado pelas professoras Ilza Galvão Cutrim e Mônica da Silva Cruz, do Departamento de Letras (Deler), surgiu em 2009 como forma de auxiliar os alunos do ensino fundamental maior, do 8° e 9º ano, nos processos de leitura, interpretação e produção textual, por meio de oficinas, atividades e aulas ministradas por acadêmicos do curso, que ocorrem uma vez por semana no prédio anexo ao Centro de Ciências Humanas (CCH).

A professora Ilza Cutrim expõe que esses resultados representam uma resposta positiva de um trabalho que foi desenvolvido com muito empenho no ano de 2023, tanto pelos docentes quanto pelos participantes do projeto. “Todo o plano de atividades foi feito com muito planejamento e estudo, alinhado a isso, houve um forte empenho dos acadêmicos de Letras que integraram a equipe. Além disso, buscamos fazer um acompanhamento integral dos alunos matriculados nas oficinas, para trazer segurança na escrita e em todo o processo de redação”, descreve.

O projeto atendeu a 23 alunos na turma presencial e 18 alunos na turma on-line. Entre eles, o aluno Carlos Lacerda, que atingiu 960 pontos na redação, conta que conheceu o projeto por indicação de uma amiga e o avaliou como uma dádiva.

“O projeto me ajudou muito. Eu odiava fazer redação, eu não tinha nenhuma base, e por vezes tinha que ficar pedindo para algumas pessoas que eu conhecia dar uma olhada nas minhas redações, e o retorno demorava demais. Além disso, eu não tinha condições de pagar cursinho porque são caros, não consegui achar nenhum em conta que cabia no meu orçamento. Quando eu entrei no projeto, eu não fazia ideia do que era necessário para uma redação de mais de 900, mas, com a prática, pude me desenvolver”, analisou.

Este ano, como explica a coordenadora, o projeto será inteiramente presencial, tendo seu início previsto para o mês de maio. Os interessados em ingressar devem acompanhar as redes do projeto, entre elas, o Instagram @projetoentretextos_ufma.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras