Discentes do curso de Turismo recebem, pela primeira vez, o Mérito Acadêmico

publicado: 15/08/2022 14h21, última modificação: 16/08/2022 21h51
Discentes do curso de Turismo recebem pela primeira vez o Mérito Acadêmico (1).jpg

Foi realizada, nessa segunda-feira, 15, a Cerimônia de Concessão de Mérito Acadêmico aos discentes Etacyjara Ferreira de Araújo e Ravel Paixão, ambos do curso de Turismo do Centro de Ciências Sociais (CCSo), Cidade Universitária Dom Delgado. A solenidade marca a primeira vez que graduandos do curso de Turismo recebem o certificado e terão registrado em seu histórico o conceito de “Extraordinário Aproveitamento”. A entrega do certificado ocorreu de forma virtual pela plataforma Google Meet, com transmissão no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A honraria, regularizada pela Resolução Consepe Nº 1.983,  é concedida a estudantes que demonstram alto rendimento acadêmico, cumprindo uma série de requisitos, bem como aprovação na avaliação do processo de aceleração de estudos, realizada por banca examinadora especial do curso. É um momento de a UFMA reconhecer e celebrar os esforços dos alunos durante a graduação, como afirmou o reitor Natalino Salgado.

“É recente esse reconhecimento da atual gestão, que busca valorizar aqueles que conseguem sobressair em seu desempenho acadêmico. Tenho certeza de que essa mesma dedicação os acompanhará de forma que possam intervir de uma maneira significativa no crescimento e desenvolvimento do nosso estado. Os alunos que estão recebendo o mérito acadêmico estão inseridos em um curso que é uma referência e tem uma avaliação de excelência, decorrente do compromisso dos nossos discentes estimulados por um quadro de docentes qualificados e de suas instalações recentes. A UFMA muito se orgulha desse dia, que Deus possa abençoar a cada um”, ressaltou o reitor.

A formanda Etacyjara Ferreira pontuou em seu discurso a felicidade em receber a honraria e agradeceu a todos os envolvidos em sua conquista. “Durante muito tempo, com determinação e persistência, diante de todos os obstáculos, lutei para ser aluna desta Universidade. Como discente da UFMA, tive experiências únicas, participei dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, que foram divisores de água em minha vida acadêmica, e, hoje, ser agraciada com essa honraria mostrou quão importante é abraçar a Universidade e seus projetos e, principalmente, mostrar que jamais devemos desistir dos nossos sonhos”, disse.

Discentes do curso de Turismo recebem pela primeira vez o Mérito Acadêmico - 15-08-2022

Já o discente Ravel Paixão expressou o orgulho em receber o certificado, após incertezas e desafios em sua trajetória acadêmica e pessoal. “Eleva-se ainda mais a responsabilidade de os futuros discentes manterem em alto nível o nosso curso, sendo que este já é um dos melhores do país com avaliação máxima pelo Ministério da Educação. A UFMA me acolheu de braços abertos na graduação, pesquisa e extensão, sem contar as demais oportunidades em intercâmbios educacionais com outras Instituições. Graças à UFMA, sinto-me preparado para atuar de forma ética e responsável, nessa área de atuação profissional tão especial e multidisciplinar, que é o Turismo”, pontuou.

A coordenadora do curso de Turismo, professora Thays Regina Rodrigues Pinho, ressaltou a alegria do curso em ter dois discentes agraciados com a honraria, assim como destacou a trajetória marcada por conquistas e adversidades. “Conseguiram notável desempenho, sobretudo, porque aproveitaram todas as oportunidades que a Universidade oferece, transitaram pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. Ambos são, hoje, uma referência para o curso de Turismo e para seus colegas, que essa nobre conquista inspire nosso alunado à constante busca pela excelência e pelo notável desempenho”, pontuou.

Estiveram também presentes na cerimônia virtual a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; a diretora do Centro de Ciências Sociais, Lindalva Maciel; além de amigos e familiares dos homenageados. Após a cerimônia virtual, os formandos receberam do reitor Natalino Salgado os seus certificados no gabinete da reitoria.

Saiba +

O prêmio de Mérito Acadêmico é regularizado pelo Consepe desde 2020. A resolução está restrita à graduação, e não é a primeira vez que é concedida na Universidade. O primeiro homenageado foi um graduando do curso de Pedagogia, do Câmpus Imperatriz, depois, foram dois estudantes do curso de Hotelaria e uma graduanda em Oceanografia.

Por: Alan Veras