publicado: 24/06/2022 16h51, última modificação: 24/06/2022 18h06
Discentes do curso de Turismo do câmpus de São Bernardo realizam visita técnica em Tutóia (3).jpg

Os estudantes do 4º e 6º período do curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo realizaram uma visita técnica, nos dias 18 e 19 de junho, na cidade de Tutóia, distante a 81km de São Bernardo, com a coordenação da professora Tatiana Colasante e do professor Thiago Pereira Lima. O tour teve por objetivo conhecer o processo de turistificação do município por meio da análise de sua infraestrutura turística e de apoio atrativo; articulação entre o setor público, privado, a comunidade e o terceiro setor, impactos da atividade turística e as estratégias de políticas, planejamento e gestão da área.

Primeiro, a visita ocorreu no Centro de Atendimento ao Turista, espaço designado para a recepção dos visitantes e turistas. Os estudantes foram recepcionados pelo fotógrafo Rafael Mendes e pela turismóloga Gláucia Maria da Conceição Moraes, egressa do curso e que atua, hoje, na Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de Tutóia. “Receber o grupo foi uma vivência incrível e, ao mesmo tempo, nostálgico. Essas atividades são imprescindíveis para a troca de experiências e incentivo aos discentes buscarem o melhor caminho e, assim, tornarem-se excelentes profissionais da área no mercado de trabalho”, afirmou Gláucia.

O grupo teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura e a história da pousada Baluarte, onde foram recebidos pelo diretor operacional Paterson Araújo. Também foi promovida uma roda de conversa com a participação do turismólogo da Setur, Nathan Oliveira, da empresária do restaurante “Rancho Tizenéve”, Marezza Santos, do presidente da Associação do Trade Turístico, Josias Brandão, e do psicólogo da Secretaria da Assistência Social Patrick Castro. O diálogo discorreu sobre os desafios e as oportunidades na gestão do turismo na região. Segundo Nathan Oliveira, o diálogo foi substancial. “O envolvimento da universidade agrega contribuições na discussão e elaboração de políticas públicas na área”, pontuou.

Em um outro momento, fizeram um tour pelo Circuito Praias, o qual proporcionou a contemplação das dunas e lagoas dos pequenos lençóis tutoienses. Para os discentes Ana Ketlly Silva Vieira e José de Ribamar Messias de Sousa Junior, “a visita técnica oportunizou uma experiência única e produtiva, principalmente, no retorno das atividades presenciais, cooperando na ampliação de conhecimentos sobre o campo.”

Os docentes realçaram, ainda, que, as visitas técnicas são indispensáveis para que os acadêmicos possam unir teoria à prática, proporcionando reflexão, criticidade, transversalidade, o fomento à pesquisa científica, além de apoiar para a formação cidadã e aproximar a Universidade da comunidade, por meio de ações investigativas, participativas e propositivas.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro