Discentes do curso de Turismo da UFMA de São Bernardo participam de atividade integrada junto à Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFDPAR), em Parnaíba e no litoral piauiense

publicado: 13/07/2023 09h49, última modificação: 13/07/2023 18h17
A visita técnica tinha a finalidade de conhecer diferentes tipos de empreendimentos do setor de hospedagem.
Discentes do curso de Turismo da UFMA de São Bernardo participam de atividade integrada junto a Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFDPAR) em Parnaíba e no litoral piauiense

Discentes dos Cursos de Turismo da Universidade Federal (UFMA) e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) realizaram visita técnica no município de Parnaíba, Piauí, em atividade integrada organizada pelas docentes Tatiana Colasante, da UFMA, e Lillian Maria de Mesquita Alexandre, da UFDPAR.

A visita, que ocorreu no dia 06 de julho, tinha como intuito conhecer diferentes tipos de empreendimentos do setor de Alimentos e Bebidas e meios de hospedagem, a fim de comparar estratégias de elaboração de cardápio (precificação), gestão de recursos humanos, perfil da demanda turística e operações administrativas. O grupo de discentes visitou pousadas, resorts, restaurantes e fábricas da cidade.

A professora Tatiana explica que “Parnaíba tem uma diversidade de estabelecimentos que atendem tanto moradores quanto turistas, e a visita permitiu que os discentes pudessem ter um contato maior com a realidade do mercado de trabalho. Pensar em uma atividade que envolva dois cursos de Turismo da região nos dá a possiblidade de diálogo e troca de conhecimentos em prol da formação dos nossos alunos”.

Reiterando a importância da atividade, a professora Lillian enfatiza a importância das visitas técnicas para a formação do discente. “Pensando na formação interdisciplinar que os alunos necessitam, trazer a associação da teoria com a prática é de suma importância para que eles ampliem seu campo de visão e seu network com o trade turístico, além das parcerias entre as instituições”, expõe.

Sobre a experiência da visita técnica, Vitoria Vilar da Silva, discente do 6º período do curso de Turismo da UFMA de São Bernardo, frisa os benefícios da prática para a formação. “A visita foi de grande importância pelo fato de possibilitar o conhecimento de vários empreendimentos turísticos da região e de interagir com os funcionários, ouvir relatos e perceber o esforço que é feito para o funcionamento de cada empresa, principalmente aquelas que têm a preocupação de empregar mão de obra local. A atividade junto com os alunos da UFDPAR foi muito positiva, pois partilhamos os conhecimentos”, expressa.

Já a aluna Joyce Chaves Magalhães, da turma de gastronomia da UFDPAR, destaca as visitas como experiências enriquecedoras, permitindo o acesso a espaços que os clientes geralmente não costumam ter.  “Entender como os alimentos são tratados e como a cachaça é produzida nos faz valorizar os produtos e observar como as empresas se organizam e nos fez entender a que se deve seu sucesso e como se adequaram para atender às parcelas de turistas em nossa cidade, nos fez perceber como o turismo é um grande potencial para a região”, salienta.

Para Carlos Antônio Lima de Jesus, discente do 6º período do curso de Turismo da UFMA de São Bernardo “foi interessante ver na prática o funcionamento de algumas empresas, de diferentes portes e todas se destacando pelo seu bom funcionamento. Com isso, podemos ver que uma visita técnica tem papel fundamental na nossa formação acadêmica, muito importante para nós, como futuros profissionais, pois precisamos do espaço para desenvolver estudos e pesquisas”.