Notícias
Discentes do curso de Teatro da UFMA promovem exposição sobre linguagens teatrais
Acadêmicos da disciplina Teatro de Formas Animadas, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizaram, no dia 19 de setembro, uma exposição das linguagens Teatro das Sombras, Bonecos e Máscaras. As apresentações foram exibidas no Hall do Centro de Ciênias Humanas (CCH), Sala Casemiro Coco e Teatro de Bolso.
O evento foi organizado pelos alunos da disciplina como parte da avaliação das aulas práticas, sob a coordenação da professora Dayana Roberta. O objetivo foi explorar as diversas formas animadas presentes nas manifestações teatrais, proporcionando momentos de mediação teatral entre os estudantes. As apresentações foram acompanhadas por exposições que abordaram conhecimentos e práticas sobre diferentes linguagens teatrais, como teatro de sombras, manipulação de bonecos e uso de máscaras. Entre as máscaras apresentadas pelos alunos, destacaram-se as africanas, grotescas/expressivas e neutras.
Para a professora Dayana Roberta, a realização da exposição promoveu importantes passos de conhecimento do ensino teatral para o enriquecimento acadêmico e social entre os alunos participantes. “Na condição de docente, considero que a exposição foi uma prática de fruição com o público sobre as obras criadas das linguagens de Sombra, Máscaras e Bonecos. A turma organizou o layout, e a produção que os estudantes fizeram pôde dar visibilidade às suas criações no curso de Licenciatura em Teatro da UFMA. No campo da pedagogia teatral, eles estão preparados para ministrarem processos de Teatro de Formas Animadas. Além de usarem os conteúdos para o ensino de teatro na educação básica e projetos culturais”, ressaltou.
Emilly Aline Costa, graduanda do 3° período do curso, acrescentou sobre a sua experiência adquirida na exposição que serviu como fonte de aprendizado fundamental para a disciplina. “Durante a exposição, eu me senti realizada. Todo o processo de estudos que tivemos sobre as formas animadas do teatro me fez reformular um novo olhar sobre essas linguagens. Sinto-me muito à vontade com trabalhos manuais, e com isso não foi diferente. Tirar todas as ideias do papel e vê-las tomando forma foi muito satisfatório” relatou.
Por: Camilla Fernanda
Revisão: Jáder Cavalcante