Notícias

Discentes do curso de Relações Públicas da UFMA lançam a 50ª edição da revista RP Alternativo

publicado: 19/06/2024 09h29, última modificação: 19/06/2024 09h30
Lançamento ocorrerá nesta quinta-feira, 20, na I Mostra Intercultural
Discentes do curso de Relações Públicas da UFMA lançam a 50ª edição da revista RP alternativo

Discentes do curso de Comunicação Social – Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) preparam-se para lançar a 50ª edição da revista 'RP Alternativo' durante a I Mostra Intercultural, que será realizada nesta quinta-feira, dia 20, no Centro de Ciências Sociais (CCSo) na Cidade Universitária Dom Delgado, a partir das 15h30.

A revista é resultado de uma produção realizada dentro da disciplina de Relações Públicas, 'Produção de Revista Institucional', preparada por alunos do semestre e ministrada pela professora de Comunicação Social - Relações Públicas, Sarah Fontenelle. A obra é produzida desde 1993, idealizada pela professora Élida Neiva, e se destaca desde a sua criação como um importante veículo de comunicação e expressão dos alunos de RP. 

A revista proporciona aos discentes toda a experiência de criação de uma revista institucional, desde a criação de pautas até a diagramação e distribuição do produto final. Cada edição aborda diferentes assuntos pertinentes no campo da comunicação, além de entrevistas em relatos de profissionais da área, pesquisa e projetos realizados por alunos junto de suas áreas de atuação.

Nesta edição, junto da publicação da revista, será oficialmente divulgado ao público a editoria 'Coffee Break' que aborda assuntos mais descontraídos com o foco em comunicação. No primeiro momento será discutida a relação entre astrologia e comunicação, incentivando, cada vez mais, a participação do público externo ao curso.

Responsável pela disciplina e revista, Sarah Fontenelle frisa a importância da revista para os alunos e o curso Relações Públicas. “Buscamos nos antenar com o que nossos públicos têm interesse em se aprofundar, assim os estudantes realizam uma pesquisa para saber quais os assuntos melhores para adequar na edição. Isso gera um processo bem interessante pois coloca os estudantes a pensar o que é a notícia institucional e a adequar o projeto editorial aos interesses do público. Nesta edição, por exemplo, nossa matéria especial fala sobre comunicação no mundo artístico e cultural, porque observamos que nosso público apontava para esse interesse. Isso faz com que nos aproximemos mais dos estudantes do departamento, tornando a produção mais prazerosa. Eu tenho buscado, a cada edição, estimular a criatividade da turma, para que ela possa se enxergar no processo. Por exemplo, a editoria Coffee Break, é fruto deste processo, onde os estudantes colocam seus anseios em trazer assuntos que falem de comunicação, mas traga também um momento de pausa e respiro. O tema será sobre a relação entre comunicação, auto-conhecimento e astrologia. É uma alegria e uma honra dar continuidade a este projeto e ver os estudantes empenhados e envolvidos na produção. É um momento que eles adoram pois sentem que estão deixando a marca deles na memória e na história do curso”, destaca. 

Yasmy Froes, discente do 8º período e parte do time de assessoria da revista, destaca a importância da RP Alternativa para o curso e a integração dos discentes. “A revista é a nossa memória! Há três décadas, estamos produzindo materiais valiosíssimos que fazem parte da história de inúmeros alunos e ex-alunos de comunicação. Além disso, ela oferece uma oportunidade única de desenvolvimento prático de habilidades essenciais, permitindo que os alunos apliquem seus conhecimentos de maneira concreta. A revista também amplia nossa perspectiva, conectando-nos com diversas áreas da comunicação e proporcionando uma visão interdisciplinar e integrativa dos mais diversos campos”, expressa. 

Além do lançamento físico, a revista também estará disponível ao público em formato digital.

Por: Karina Soares

registrado em: