Notícias
Discentes do curso de Jornalismo lançam revista de divulgação científica em Imperatriz
Os alunos da disciplina Edição Jornalística, do curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz, lançaram na última quinta, 19, a revista laboratório de divulgação científica “Ciência em Pauta”. A publicação fez parte da parte prática da disciplina Edição Jornalística ministrada pela editora de publicações do Núcleo de Comunicação da UFMA, Lígia Guimarães.
A docente explica que o planejamento da revista surgiu como proposta da parte prática da disciplina ministrada ao longo do primeiro semestre de 2024. “Além das discussões teóricas sobre a edição jornalística, os estudantes construíram a revista em todas as suas etapas, desde a definição da política editorial, divisão de editorias, reuniões de pautas, reportagens, incluindo a diagramação. A capa foi ilustrada pela talentosa aluna Maria Eduarda Santos”, conta Lígia Guimarães.
A revista se propõe a ser um veículo que divulga a produção científica produzida no campo acadêmico na cidade. “Imperatriz já se tornou um polo universitário, que produz muita pesquisa e inovação tecnológica. Nessa primeira edição experimental da revista abordamos as pesquisas a nível da Universidade Federal do Maranhão, mas apontamos para um potencial a ser explorado em toda a região”, coloca a docente.
A estudante do 5º período, Ana Maria Conceição do Nascimento, foi repórter da editoria de Tecnologia e relata a experiência coletiva da produção da revista. “Participar da produção da revista desde a escrita até a diagramação foi muito importante para mim e para os meus colegas porque desenvolvemos um senso coletivo de trabalhar temáticas, títulos, cores, dentre outras coisas. O que mais me achou atenção foi a nossa aproximação com os outros cursos da UFMA. Por exemplo, eu percebi que, infelizmente, não temos contato ou não sabemos o que o curso de Engenharia de Alimentos está produzindo. E podemos desenvolver essa integração que beneficie todos os cursos de maneira interdisciplinar e também como uma forma de conhecimento cultural”, avaliou.
Mais sobre a revista
As vozes e os frutos da Amazônia tiveram destaque na primeira edição da revista. A reportagem de capa, da editoria de Cultura, desvenda a pesquisa sobre as fontes amazônidas na cobertura jornalística de Eliane Brum. O potencial de produtos como babaçu, cupuaçu, açaí, cacau e vinagreira fazem parte do rol das pesquisas exploradas pela professora Ana Lúcia Fernandes, premiada pela FAPEMA na categoria Pesquisador Sênior, que foi a entrevistada na editoria Tecnologia. A possibilidade de se produzir protetor solar a partir do mesocarpo do babaçu é o destaque da editoria de Saúde e os desafios dos professores para a inclusão de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade são a pauta da editoria de Educação.
Download: confira na íntegra aqui.
Por: Núcleo de Comunicação - CCIm