Notícias
Discentes do curso de economia realizam atividade prática na Vila Santa Júlia
Com o intuito de aplicar técnicas de pesquisa e análise de dados estudados em sala de aula, os estudantes do curso de Economia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram atividade prática de coleta de dados na Vila Santa Júlia, comunidade em situação de vulnerabilidade social localizada na periferia de São Luís. A iniciativa faz parte da disciplina de Técnica de Pesquisa em Economia (TPE), com orientação do professor adjunto do Departamento de Economia José Tavares.
Os estudantes coletaram informações dos moradores da região sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade nas diversas áreas como: mercado de trabalho, educação, insegurança alimentar, influência dos programas de transferência de renda e os efeitos das apostas esportivas. O professor José Tavares comenta os resultados obtidos com o trabalho.
“Após a fase de coleta de dados, os alunos apresentaram os resultados em um seminário acadêmico, no qual discutiram suas descobertas e sugeriram propostas para mitigar os problemas socioeconômicos identificados. Entre as soluções apresentadas estavam programas de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo local, estratégias para ampliar o acesso à educação e alimentação, além de medidas para conscientização sobre os riscos do jogo e dependência financeira gerada pelas apostas”, explicou o docente.
Para a estudante de economia Morganna Zuza, a experiência promoveu o conhecimento de uma realidade diferente e enriqueceu a formação dos discentes. “A visita à Vila Santa Júlia, proporcionou uma experiência muito enriquecedora, pudemos conhecer uma realidade diferente da que comumente vivemos, as pessoas são, no geral, bem carentes, mas muito educadas e acolhedoras, fomos recebidos por famílias e chefes de famílias que nos recepcionaram de forma bem calorosa. Em se tratando da realidade em geral da comunidade, pude perceber quão carente é aquela população, as pessoas vivem num local sem organização estrutural no bairro, as ruas sem pavimentação, lixo e esgoto a céu aberto, algumas casas em situação muito degradante, entre outras carências. Pra nós, recém-ingressantes no curso de Ciências Econômicas, experimentar, de forma prática, a realidade dessas pessoas e poder perceber e identificar a situação de tamanha vulnerabilidade em que muitos vivem, acrescenta muito valor à nossa formação, não só como economistas, mas também como cidadãos, pois assim podemos identificar, avaliar e, quem sabe, no futuro, contribuir para um desenvolvimento social da comunidade”, expressou a discente.
O trabalho de campo fortaleceu o aprendizado dos estudantes, que colocaram em prática as teorias ensinadas na disciplina. José Tavares afirma que atividade foi importante para as vivências acadêmicas dos discentes. “Essa vivência prática é fundamental para que os estudantes compreendam os desafios econômicos enfrentados por comunidades em situação de vulnerabilidade e desenvolvam um olhar mais crítico e socialmente responsável. Foi uma experiência transformadora, pois os alunos enxergaram além dos números, compreendendo de que forma as políticas econômicas afetam diretamente a vida das pessoas. A proposta agora é dar continuidade ao estudo e buscar parcerias para viabilizar a implementação de algumas das soluções apontadas, promovendo um impacto positivo e duradouro na Vila Santa Júlia", compartilhou o professor.
É visível que a visita na Vila Santa Júlia foi fundamental para fortalecer o aprendizado dos estudantes, mostrar as diferentes realidades das comunidades ludovicenses e causar a reflexão sobre medidas que podem ser aplicadas para a melhoria do local. Sendo assim, atividades práticas como essa são essenciais para a evolução pessoal e profissional.

Por: Aline Vitória
Fotos: Arquivo pessoal
Revisão: Jáder Cavalcante
