Discentes do Curso de Economia da UFMA desenvolvem pesquisa sobre condições socioeconômicas junto aos moradores da Vila Santa Júlia, em São Luís

publicado: 08/08/2023 11h19, última modificação: 08/08/2023 21h42

Discentes do Curso de Economia, do Câmpus Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desenvolveram pesquisas na Vila Santa Júlia, região que contempla a periferia de São Luís. O levantamento de dados, feito diretamente entre a comunidade, representou o momento prático da disciplina de Economia Regional e Urbana, ministrada pelo professor do Departamento de Economia (Decon) José Tavares Bezerra Júnior.

Ao longo das aulas, os alunos desenvolveram conhecimentos sobre teorias e conceitos relacionados ao espaço econômico, vulnerabilidade social, pobreza, políticas habitacionais, desigualdade, entre outros. Nesse sentido, foi possível analisar todos esses critérios sob a óptica de teóricos da localização, do desenvolvimento regional e da nova geografia econômica.

Segundo o professor José Tavares, o estado da precarização das moradias com as quais os alunos tiveram contato demonstrou o desafio na implementação, democratização e manutenção de políticas públicas para os moradores. “É preciso ofertar condições mínimas de sobrevivência para grupos historicamente excluídos, promovendo, assim, aumento da sua qualidade de vida e bem-estar social”, pontuou.

No geral, o grupo buscou identificar condições da classe trabalhadora, como nome; idade; naturalidade; profissão; salário; grau de instrução; tempo de experiência profissional; registro em carteira; capacitação; renda média; se é contemplado por auxílios ou assistências sociais; aspectos subjetivos; religião; lazer; além de outros.

A disponibilidade e qualidade de serviços públicos também foram avaliados; água, saneamento, energia elétrica, coleta de lixo e iluminação pública são algumas delas, que colaboram para a avaliação das condições socioeconômicas de vida e moradia.

“O ponto de destaque foram as propostas de melhoria apontadas pelos estudantes, com base na coleta de dados em campo, buscando apontar oportunidades de ampliação da oferta dos serviços públicos e, portanto, melhoria da qualidade de vida. Ao final, os alunos apresentaram o resultado da pesquisa durante seminários”, finalizou o docente.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro