Notícias

Discentes do curso de Artes Visuais da UFMA promovem imersão no carnaval maranhense com cortejo da Escola de Samba Flor do Samba

publicado: 06/02/2025 16h59, última modificação: 07/02/2025 10h07
Discentes do curso de Artes Visuais da UFMA promovem imersão no carnaval maranhense com cortejo da escola de samba Flor do Samba

Com o intuito de mostrar o trabalho, a criatividade e o sentimento que movem uma escola de samba e suas relações com a comunidade, para além do espetáculo visual dos desfiles, o Coletivo IdEntidades, formado por discentes do curso de Arte Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promove o “Cortejo da Escola Flor do Samba”, nessa sexta-feira, 7, no Hall do Centro de Ciências Humanas (CCH), a partir das 10h.

O evento, que é um ato inicial do Coletivo, tem o objetivo de valorizar a cultura popular e explorar a diversidade de representações artísticas do estado.

O cortejo seguirá da ágora ao hall do CCH com a presença da bateria e passistas da Escola de Samba Flor do Samba, uma intervenção que promete ser uma experiência imersiva, levando ao público uma visão autêntica do universo das agremiações. Ao final da programação, será realizado um bingo.

“O Coletivo IdEntidades é um projeto que surge de uma disciplina do curso de Artes Visuais aqui da Universidade, Laboratório Artístico e Cultural, uma disciplina ministrada pela professora Luísa Fonseca. A proposta é justamente fazer com que a gente elabore um projeto. E esse projeto tem que ter o tripé, tanto ensino quanto pesquisa e extensão. E esse projeto que a gente está desenvolvendo é um aprofundamento e uma vivência em uma escola de samba. Inicialmente, a gente pensou no contato com a Flor do Samba, inclusive, a escola que vem se apresentar aqui”, explicou Anna Gabryelle Ribeiro, uma das produtoras do Coletivo.

Saiba mais sobre o Coletivo idEntidades

O Coletivo idEntidades é formado por alunos do curso de Artes Visuais da UFMA, da disciplina de Laboratório Artístico Cultural, ministrada por Luisa da Fonseca. Em parceria com a Escola de Samba Flor do Samba, haverá o cortejo com o objetivo de celebrar a cultura popular maranhense, fortalecendo os laços comunitários e promovendo a diversidade, explorando as identidades e a criação artística dentro das escolas de samba do estado.

A proposta do coletivo é realizar de uma exposição, trazendo à luz a rica e complexa identidade comunitária que permeia as escolas de samba em São Luís do Maranhão, indo além do espetáculo visual do desfile.

A fotografia será utilizada como ferramenta para revelar o trabalho árduo, a criatividade e a paixão que movem os bastidores dessas agremiações, desvendando a alma de cada integrante e a força da comunidade que se une para construir um sonho.

Serviço

O quê: Cortejo da Escola Flor do Samba

Quando: 7 de fevereiro, às 10h

Local: Hall do Centro de Ciências Humanas (CCH)

Acesso gratuito.

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: