Notícias
Discentes de Relações Públicas realizam painel sobre comunicação na indústria criativa
Quando você assiste a uma série no streaming, “dá play” em uma música no Spotify, ou visita um museu da cidade, provavelmente não pensa que tudo está conectado de alguma forma, certo? O painel “Comunicação para a Indústria Criativa”, realizado no dia 19 de julho, virtualmente, no canal Painel Comunica Ind no Youtube, pelos discentes do curso de Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, da Cidade Universitária Dom Delgado, ilustrou que isso não é teoria da conspiração, e, sim, indústria criativa.
Tá, mas o que é Indústria Criativa?
A indústria criativa é moda, cinema, TV, publicidade e música. Conforme pincelou Giovanna Gabrielle Oliveira Sá, do 8° período, é um setor que tem o capital intelectual humano como sua principal matéria-prima e é aplicado há muito tempo, mas só agora ganhou um termo e estudos específicos.
Também representa um setor da economia que passa por um expressivo crescimento em seus negócios e parcerias com empresas mais tradicionais. “A indústria criativa gera lucratividade e me arrisco a dizer que pode gerar até mais do que outros setores, pois quem investe nesse mercado está criando um negócio que vai contar com um alto valor agregado”, acrescentou a discente.
A indústria criativa não é a mesma coisa que indústria cultural
A indústria cultural é a mais pura transformação de diferentes obras de arte em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia na cultura para torná-la um processo de produção em massa, promovendo, por meio do consumo dos produtos, comportamentos massivos.
Por outro lado, a indústria criativa gera não só produtos voltados à cultura, como livros, obras, produções audiovisuais, como também contribuição para a qualidade de vida das pessoas, gerando soluções inovadoras aos problemas do dia a dia. “Por exemplo, quando um projeto transporta energia solar de baixo custo para regiões subdesenvolvidas, isso foi um problema da sociedade que foi solucionado pela criatividade humana, por meio do uso de tecnologia”, exemplificou Giovana.
Objetivo do Painel
O painel “Comunicação para a Indústria Criativa” visou difundir esse conceito e viabilizar um diálogo da comunicação que levou em conta a demanda mundial de novos modelos de desenvolvimento sustentável e o papel central da comunicação na manutenção de todo e qualquer empreendimento. A programação contou com profissionais de destaques da academia e do mercado, viabilizando a todos vislumbrar os caminhos e as oportunidades existentes em suas áreas de atuação.
A comissão teve a organização dos graduandos Aline Fróz Oliveira Coimbra, Giovanna Gabriele Oliveira Sá, Izaque Jhonson Costa Botelho e Rebeca de Sousa Martins Cutrim, todos do curso Relações Públicas da UFMA. Para os organizadores, o conteúdo foi destrinchado com sucesso e cumpriu até mais do que o prometido.
Conheça a página do Painel Comunica.Id no Instagram.
Confira a transmissão do painel na íntegra:
Por: Lucas Araújo
Produtor: Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante