Notícias
Discentes de Oceanografia da UFMA analisam água superficial no Estreito dos Coqueiros, em São Luís
Discentes do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (DEOLI-UFMA) participaram, na semana passada, de uma aula de campo no Estreito dos Coqueiros, estuário na região do Terminal de Uso Privado (TUP) da Alumar. Coordenada pelo professor Marcelo Henrique Lopes Silva, a coleta visa medir variáveis físico-químicas do estuário durante o período de estiagem para a elaboração do Relatório de Iniciação Científica do acadêmico Filipe França, sob orientação do professor Antonio Carlos Leal de Castro.
Com o título "Caracterização das variáveis Físico-Químicas da água superficial do Estreito dos Coqueiros, no trecho sob influência direta do TUP (Terminal de Uso Privado) da Alumar, na Ilha de São Luís - MA", os dados fornecerão aos pesquisadores, órgãos ambientais e à direção da multinacional um conjunto de informações científicas sobre fatores, a exemplo do oxigênio dissolvido, salinidade, pH, nitrito, amônia, temperatura, entre outros que podem ocasionar o desequilíbrio ambiental e riscos à fauna e flora marinha da região.
Na ocasião, o professor doutor Marcelo Henrique Lopes Silva levou alguns estudantes do curso de Oceanografia para uma aula prática sobre procedimentos utilizados durante a navegação marítima, ensinando sobre as sinalizações básicas e obrigatórias, o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como atividade da disciplina de cartografia e navegação. Houve ainda uma simulação de perigo em alto-mar, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os procedimentos necessários nessas situações.
Por: Paulo Washington/Deoli
Revisão: Jáder Cavalcante