Notícias

Discentes de comunicação da UFMA conquistam oito prêmios no Intercom Nordeste 2024

publicado: 16/05/2024 13h04, última modificação: 16/05/2024 16h54
Discentes de comunicação da UFMA conquistam oito prêmios no Intercom Nordeste 2024

Discentes do curso de comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) conquistaram sete prêmios na 30° Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. A premiação faz parte do 24° Congresso de Ciências da Comunicação - Intercom Nordeste, realizado dos dias 8 a 10 de maio na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e tem como intuito premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da área da comunicação. 

Os alunos dos cursos de Comunicação Social – Relações Públicas, Câmpus São Luís, e Comunicação Social – Jornalismo, Câmpus Imperatriz, conquistaram o 1° lugar em sete modalidades distintas, sendo elas: produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo; jornal laboratório; transdiciplinar: comunicação e inovação;  design de imprensa; produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo; planejamento estratégico de relações públicas ou comunicação organizacional; e produto de comunicação institucional.

Confira os produtos do curso de Comunicação da UFMA premiados:

Programa Ôxente - Pedro Lucas dos Santos do Nascimento

Jornal Arrocha - Lyandra Gomes

Manual de Redação de Jornalismo Independente do Nordeste - Renata Evellyn de Lima

Sibitão: Suplemento Cultural do Zine Sibita - Maria Gabriela Santana Ribeiro

Minuto UFMA Imperatriz: produto de comunicação para a construção da imagem organizacional - Kennedy Mendes Silva

Entre Tradição e Sustentabilidade: Planejamento de Relações Públicas Comunitárias para a ONG Arte Mojó - Maria Júlia Ferreira Sousa

Projeto Repensando: Promovendo as Relações Públicas - Ester Ramos

Premiações 

O produto 'Repensando: promovendo as relações públicas', focado na criação de um Podcast para promover as relações públicas no Maranhão e a agência Repense, foi um dos destaques premiados. A iniciativa visa proporcionar uma experiência prática aos acadêmicos de relações públicas, estabelecendo uma conexão direta entre teoria e prática por meio do funcionamento como uma empresa real. O Podcast foi escolhido como ferramenta de comunicação digital e institucional devido à sua capacidade de disseminação e aceitação pelo público. O lançamento foi feito no Laboratório de Relações Públicas da UFMA e está disponível aqui. 

A acadêmica de Comunicação Social - Relações Públicas e uma das autoras do projeto Repensando, Ester Ramos,  foi premiada pela primeira vez no Expocom. Para ela, a premiação representa o reconhecimento do conjunto de esforços entre os discentes envolvidos na produção do podcast.  "Foi a primeira vez que ganhei algo assim. Amei muito. Ele representa todo o empenho que eu e a turma tivemos para realizar esse projeto", manifesta.

A coordenadora de Comunicação Social - Relações Públicas da UFMA, Carolina Libério, expressa o orgulho do corpo docente diante das premiações. "Nossos alunos estão sendo reconhecidos pelos seus trabalhos, refletindo o esforço contínuo de professores e discentes em estabelecer vínculos com a comunidade", destaca. Ela ressalta, ainda,  a importância do Intercom como catalisador desse intercâmbio entre estudantes de diferentes regiões e cursos de comunicação, incentivando a confiança e a visibilidade das produções.

Outro produto premiado na exposição foi o projeto 'Manual de Redação de Jornalismo Independente do Nordeste', desenvolvido por alunos de Comunicação Social - Jornalismo, Câmpus Imperatriz. O manual aborda princípios éticos, mapeamento de veículos de jornalismo independente no Nordeste, entre outros temas relevantes. (Acesse o Manual de redação de Jornalismo Independente do Nordeste).

Renata Lima, uma das autoras do produto, enfatizou a importância do manual como um instrumento para fortalecer o jornalismo independente regional, preservar a identidade cultural e fortalecer a comunidade. A discente destacou a experiência e o orgulho em receber o prêmio. "Foi uma experiência incrível poder estar lá e ver tantos trabalhos incríveis e inovadores sendo apresentados. Poder ver a força do nosso nordeste e representar meus colegas de turma, o Maranhão e em específico Imperatriz. Subir no pódio e aceitar essa honra com tantos significados e produzido por mãos diferentes durante mais de 5 meses foi uma emoção sem tamanho”, relata empolgada.

O coordenador do curso de Jornalismo da UFMA em Imperatriz, Carlos Alberto Claudino Silva, acrescenta que os prêmios recebidos representam o reconhecimento do trabalho árduo desenvolvido por toda a equipe do curso. Claudino enfatiza a relevância dessas premiações em evidenciar a atuação ativa e produtiva da UFMA, especialmente em meio aos desafios financeiros que impactam a participação dos alunos em eventos fora do estado. “É uma recompensa pelo trabalho que é desenvolvido no curso por alunos, professores, técnicos, a equipe do curso inteiro. Temos uma uma produtividade na área da pesquisa muito boa, eu acho que seria a nossa contrapartida nesse sentido e mostrar também que nós estamos produzindo, que o curso está trabalhando”, acentua.  

Os trabalhos refletem o engajamento, a criatividade e o profissionalismo dos alunos da UFMA, consolidando a Universidade como um polo de excelência em comunicação no cenário nacional. Os premiados agora se preparam para a etapa nacional do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado na Universidade do Vale do Itajaí, em setembro de 2024.

Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social 

A pós-graduação também foi destaque nas premiações. Durante o Intercom Nordeste 2024, a mestranda Michely da Silva Alves, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMA Imperatriz, conquistou o 'Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social', com sua pesquisa  'Em ritmo lento: Estado da Arte sobre jornalistas negras e/ou jornalistas mulheres na mídia em teses e dissertações do Brasil (2015-2023)'. O trabalho tem como objetivo mapear as produções acadêmicas relacionadas à vivência de jornalistas negras na mídia brasileira. A pesquisa, orientada pela professora do PPGCOM Thaisa Bueno, abrangeu diversas regiões do país e foi desenvolvida a partir da disciplina de metodologia da pesquisa em comunicação da pós.

A pesquisa foi realizada por meio da análise de teses e dissertações defendidas entre os anos de 2015 e 2023 em Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Jornalismo e Estudos de Mídia, utilizando recursos como o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Esse processo de mapeamento permitiu visualizar o cenário das produções acadêmicas sobre jornalistas negras, direcionando novos caminhos e abordagens para a pesquisa.

“Digo, humildemente, que o 'Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social' foi uma surpresa. Quando você vê tanto trabalho bom reunido no mesmo evento, não tem como não celebrar que justo uma pesquisa na modalidade mestranda do GT Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico ganha, porque é onde me faço e me refaço até para construção da minha subjetividade enquanto indivíduo pensante”, exprime a a mestranda e ganhadora do prêmio, Michely da Silva Alves.

A participação de Michely no Intercom Nordeste teve como objetivo principal a troca de conhecimento e aprendizado. A premiação foi uma surpresa, destacando a relevância e o reconhecimento do trabalho desenvolvido na área de comunicação antirracista. Michely ressalta a importância do apoio e orientação da professora Thaisa Bueno ao longo desse processo de pesquisa e construção de conhecimento.

O 'Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social' é uma iniciativa nova da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Intercom. O prêmio abrange cinco categorias: pesquisa para doutorandas e doutorandos; pesquisa para mestrandos e mestrandas; pesquisa para graduandas e graduandos; ensino; e extensão.

Por: Janayna Sousa

Produção: Gabriel Jansen 

Fotos: Joana Vitória e Arquivos pessoais

registrado em: