Notícias
Discentes da UFMA promovem atividade expositiva sobre a história da escrita e dos suportes informacionais entre estudantes da rede básica
Discentes da disciplina História do Livro, da Leitura e das Bibliotecas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizaram, no dia 9 de setembro, uma exposição sobre a história da escrita e dos suportes informacionais, e contou com a participação de estudantes do ensino fundamental da Escola Comunitária Kerigma Batista, do bairro Sá Viana.
A exposição é uma atividade de encerramento da disciplina que foi ministrada pela professora Diana Silva. Na ocasião, os discentes apresentaram as réplicas da cultura material bibliográfica e as suas fases de desenvolvimento em diferentes momentos da história da humanidade para os estudantes do ensino fundamental da Escola Comunitária Kerigma Batista. Foi realizada a apresentação dos objetos, materiais, documentos utilizados para a escrita e que caracterizam os tipos de bibliotecas vegetal, mineral e animal. Os alunos reproduziram a escrita nos suportes de argila, pedra, madeira e réplicas do papiro e do pergaminho.

Segundo a professora Diana, a realização da disciplina teve por objetivo formar futuros profissionais bibliotecários para a capacidade de compreender e distinguir criticamente os contextos e fatores que influenciaram o desenvolvimento do livro, da leitura, escrita e das bibliotecas em diferentes contextos sociais, econômicos, políticos e culturais, possibilitando para os alunos um ambiente de reflexão e aprendizado sobre a adoção de mudanças nas práticas de produção, disseminação e consumo do livro e a sua evolução.
“Com a exposição “História da escrita e dos suportes informacionais”, os alunos emergiram em leitura e estudos sobre a evolução da comunicação escrita e colocaram em prática os objetos da cultura material bibliográfica. A exposição foi dividida em três Bibliotecas: mineral, animal e vegetal, conforme os recursos disponíveis à época. Acredito que a atividade expositiva possibilitou aos alunos mobilizarem saberes e colocarem em prática por meio da confecção dos objetos da cultura material bibliográfica. Além disso, a exposição contou com a visita de alunos das séries iniciais da Escola Batista Kerigma. Logo houve a interação com explicações, curiosidades e aprendizagem, aspectos ressaltados pelos alunos e professores da escola visitada, que agradeceram ao convite e parabenizaram pela organização e realização da atividade’’, explicou.

Desse modo, os discentes de Biblioteconomia provocaram a interação dos alunos do ensino fundamental com atividades que recuperavam o conhecimento abordado com a exposição que foi muito bem avaliada entre os participantes. Como afirmou a diretora da Escola Comunitária Batista Kerigma, Isabel Mendes Froes, sobre a presença dos alunos na exposição. “Já é o segundo ano que as crianças da Escola participam e é um aprendizado muito importante para eles, o conhecimento de como a biblioteca surgiu e as letras também”.
A atividade expositiva constituiu uma forma de aplicação da teoria e prática dos conteúdos ministrados na disciplina História do Livro, da Leitura e das Bibliotecas, atendendo ao tripé universitário da UFMA: ensino, pesquisa e extensão entre os alunos, com o intuito de promover trocas de aprendizagem entre os estudantes de ensino básico e superior para além das salas de aula, ajudando-os a discutir sobre os mecanismos e estratégias para a conservação, preservação do livro e dos espaços de sociabilidades.
Por: Camilla Fernanda
Revisão: Jáder Cavalcante