Notícias

Discentes da UFMA participam e recebem medalha no JUBs Praia 2024

publicado: 04/09/2024 14h59, última modificação: 04/09/2024 16h42
Discentes da UFMA participam e recebem medalha no JUBs Praia 2024

Uma competição marcada por desafios, mas também de crescimento, marcou a participação dos 26 atletas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia 2024). Os representantes da UFMA competiram em quatro modalidades: basquete feminino, cross training, wrestling e beach soccer.

Mais de 2 mil participantes de diversas regiões do país competiram nos JUBs Praia 2024. Foi uma edição de competividade acirrada, em que os atletas da UFMA,  representando a instituição do Maranhão, foram desafiados e obtiveram importantes resultados nas modalidades. No Cross training, a equipe composta por três atletas, sendo dois masculinos e um feminino, alcançaram o 5° lugar na dupla mista. A modalidade Beach Soccer não alcançou classificação, mas teve grande número de atletas inscritos. Assim como no Wrestling, em que o número de competidores chegou a cinco atletas. Entre eles, estava  João Gabriel,  que conquistou o 3° lugar na modalidade. O competidor compartilhou o sentimento  de ter chegado ao pódio: "Foi uma sensação incrível, pude subir ao pódio em uma competição nacional e carregando comigo o nome do estado, estive com amigos e todos torcendo muito, uma competição no Sudeste do país, longe do Maranhão. Acredito que, pela dificuldade da viagem, companhia da delegação, tudo se tornou especial. Além do nível da competição muito alto", expressou.

Mesmo enfrentando uma derrota contra o adversário do Rio de Janeiro, o basquete feminino chegou às quartas de final. Halana Raposo, integrante do time, contou a sensação de ter competido nas etapas decisivas da competição e também expressou as futuras expectativas do torneio. “Nossa equipe fez um ótimo campeonato, fizemos excelentes jogos. Infelizmente, perdemos o último jogo da chave contra o Rio de Janeiro e não conseguimos a classificação, uma vez que só o primeiro da chave se classificava. Ainda assim, saio satisfeita, pois terminamos em 8° lugar entre 23 times, e isso nos dá motivo de muito orgulho. Poder levar o nome do nosso estado e da nossa Universidade entre os 10 melhores do Brasil mostra que o trabalho que está sendo realizado pelo nosso técnico Carlos Magno com o basquete feminino está trazendo bons frutos. Nisso, as expectativas são as melhores possíveis, estamos treinando para ir em busca de melhores resultados. Agradeço a Deus a oportunidade de competir mais um ano, à nossa Instituição obrigada pelo apoio e a todos os nossos amigos e apoiadores”, celebrou. 

Os Jogos Universitários promovem qualidade de vida aos atletas-estudantes por meio da atividade física, abrangendo não apenas aspectos relacionados à saúde, mas também ao fortalecimento de relacionamentos, companheirismo e cooperação. Dessa forma, a UFMA promove espaços de práticas esportivas de bem-estar para os estudantes da instituição.

Segundo o pró-reitor de Assistência Estudantil da UFMA (Proaes), Danilo Lopes, a participação dos alunos nos JUBs Praia teve um impacto significativo ao destacar a importância dos cuidados com a saúde física e mental dos competidores. “A participação dos nossos discentes de graduação nessas competições esportivas vai muito além da prática esportiva e física. Eu acredito que a participação deles nesse tipo de evento, como o JUBs Praia, vem para também fazer com que esses alunos tenham um desenvolvimento tanto pessoal quanto acadêmico. Porque isso interfere diretamente na saúde, no bem-estar dos alunos, assim como interfere na integração deles com outras instituições e outros atletas. Isso otimiza a socialização, dá uma forma de interação muito boa para que eles atuem nessa atividade esportiva. A Gestão Superior da UFMA, por meio da Proaes, vem fazendo um investimento significativo para que esses alunos possam participar desses eventos, tanto locais quanto nacionais, levando o nome da Universidade e, para além disso, também trazendo saúde física e mental para os nossos alunos, para que eles deem continuidade às suas atividades acadêmicas com qualidade”, frisou.

A coordenadora do time de atletas da UFMA nos JUBs Praia, Elizabeth Albuquerque, complementou sobre a contribuição do torneio para os praticantes: “Quando um atleta tem a oportunidade de vivenciar esses jogos fora da cidade onde mora, a experiência adquirida com seus colegas no dia a dia, com a rotina e expectativa dos jogos é fantástica. Vemos muito isso porque quem vai uma vez quer ir sempre. Os atletas se empenham mais nos treinamentos fazendo com que as disputas sejam mais acirradas nos torneios iniciais, além da oportunidade de conhecer outras cidades, outras culturas e pessoas. Quando algum atleta se destaca, tem também a oportunidade de ser convocado para a seleção brasileira universitária e até participar de uma olimpíada, o que é o sonho de qualquer atleta”, sinalizou.

JUBs Praia 2024

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs Praia 2024) foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro (FEURJ). A competição deste ano ocorreu de 19 a 26 de agosto,  no Rio de Janeiro.

Foram oito dias de competição, sendo disputadas em doze modalidades: águas abertas, basquete 3×3, beach hand, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, skate, surfe, vôlei 4×4 misto e vôlei de praia.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Sarah Dantas

Fotos: Divulgação

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: