Discente do curso de bacharelado em Educação Física da UFMA, Cidade Universitária, conquista medalha de bronze nos JUBs

publicado: 02/05/2023 11h04, última modificação: 02/05/2023 21h50
Discente do curso de bacharelado em Educação Física da UFMA conquista medalha de bronze nos JUBs

O beach wrestling é um tipo de luta realizada em um círculo delimitado na areia, feita por dois lutadores, no qual o objetivo é manter uma posição superior durante o máximo de tempo possível. Foi nessa modalidade que o discente João Gabriel Figueredo Corrêa Lima, do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, conquistou medalha de bronze nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Praia, realizados em São Luís.

O campeonato, que ocorreu entre os dias 23 e 30 de abril, foi promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), pelo Ministério do Esporte, pela Prefeitura Municipal de São Luís e pela Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (Fame). Os JUBs – Praia têm doze modalidades, sendo elas basquete 3×3, beach soccer, beach hand, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, vôlei de praia, vôlei 4×4, skate e surf.

João Gabriel Lima contou que descobriu essa modalidade em 2018, quando realizou um treino na Federação Maranhense de Wrestling. “Sou originário da modalidade jiu-jítsu, na qual sou atleta há oito anos, não pratico wrestling diretamente, entretanto eles têm alguns movimentos parecidos. Quando entrei na UFMA, comecei a praticar vôlei e atletismo e a participar da seleção desses esportes na Universidade”, disse.

O diretor da Diretoria de Esporte e Lazer da UFMA, Flávio de Oliveira Pires, relatou que a diretoria existe com a função de assessorar e de potencializar todos os esportes praticados pelos estudantes da Universidade, desde as seleções, que são os níveis mais altos, até as atléticas. “Os alunos selecionados para entrar nas seleções oficiais representam a UFMA em jogos oficiais, que ocorrem no estado e no país, como os Jogos Universitários Maranhenses (Jumes) e os Jogos Universitários Brasileiros. Nós organizamos essas seleções com os seus técnicos, junto a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)”, falou.

O discente do curso de bacharelado em Educação Física relatou que é uma sensação única ter ganhado uma medalha no primeiro JUBs – Praia de que participou dentro de casa. “Trazer uma medalha para o Maranhão é incrível, defender meu estado e minha Instituição é uma sensação indescritível. O campeonato foi incrível, a vibração que emana, a energia competitiva, isso tudo é muito animador e incentiva aqueles que são apaixonados pelas competições, é inexplicável estar em um campeonato nacional defendendo o seu estado, ainda mais por estar dentro de casa”, descreveu.

João Gabriel Lima ressaltou que o Maranhão é uma terra de atletas fortes que, infelizmente, não conseguem o apoio necessário para poder competir, pois aqui existe uma grande falta de incentivo aos esportistas das mais diversas modalidades.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras