Discente da UFMA com Autismo apresenta TCC sobre a Era de Ouro do Rádio no Brasil e recebe nota máxima

publicado: 04/08/2023 13h32, última modificação: 18/08/2023 10h42
Discente da UFMA com Autismo apresenta TCC sobre a Era de Ouro do Rádio no Brasil.

Lucas Marques Araújo Gonçalves é autista e estudante do curso de Comunicação Social - Rádio e TV – da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No dia 19 de julho, o estudante defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a temática: A Popularidade dos Artistas na Era de Ouro do Rádio: A construção da Celebridade de Emilinha Borba e Marlene. Segundo o estudante, sua pesquisa nasceu com o objetivo de analisar e comparar a construção da celebridade de Emilinha Borba e Marlene no período áureo do rádio brasileiro, entre as décadas de 1940 e 1950.  A pesquisa também engloba desde o histórico da radiodifusão brasileira entre as décadas de 1920 e 1950 até a análise e comparação da celebridade de Emilinha Borba e Marlene durante a Era de Ouro do Rádio Nacional.

“O tema é importante por evidenciar um aspecto que foi central para o rádio brasileiro nas décadas de 40 e 50, o fenômeno da criação de celebridades radiofônicas. As estrelas do rádio são uma parte fundamental do processo de consolidação desse veículo importantíssimo para a comunicação, e as cantoras Emilinha Borba e Marlene foram grandes exemplos de celebridades do rádio nacional. Ao defender meu TCC, senti um alívio muito grande por estar concluindo mais uma etapa do meu processo de construção acadêmica na universidade”, expressou Lucas.

O estudante é acompanhado pela Diretoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão (Daces-UFMA), que tem por objetivo propor, orientar, encaminhar, avaliar e acompanhar as demandas e providências concernentes ao processo de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade ou superdotação, que envolve acesso, permanência e conclusão dos cursos na UFMA, disponibilizando recursos, equipamentos e serviços técnicos especializados. A Assistente Social Érica Reis Pereira comenta a importância do trabalho coletivo no amparo aos estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas na UFMA e dos diversos interlocutores envolvidos no acompanhamento do estudante Lucas Marques Araújo Goncalves.

“De acordo com nossos registros na Daces-UFMA, Lucas é o primeiro estudante com Transtorno de Espectro Autista (TEA) a concluir sua graduação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante todo seu acompanhamento, destaco a importância da família do estudante na construção e no auxílio a ele prestado, bem como a inclusão e parceria dos professores do curso de Comunicação Social da UFMA e o atendimento realizado por nossa equipe multiprofissional que pôde constatar suas habilidades e limitações. A partir daí, com o auxílio da tutoria, conseguimos estreitar os laços e possibilitar-lhe o melhor acompanhamento durante toda sua jornada na Universidade. Esse trabalho é construído por várias mãos, e vê-lo defender seu TCC foi, sem dúvidas, um momento de muito aprendizado e satisfação, pelo fato de ele ter domínio na temática abordada em sua pesquisa, mas também por saber que ele, durante toda sua graduação, foi um estudante muito dedicado e com vontade de aprender. Nesse processo todo, nota-se a importância do trabalho coletivo no acompanhamento e inclusão de estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)” ressaltou a Assistente Social.

O TCC de Lucas Marques, teve orientação do professor José Arnold da Serra Costa Filho e coorientação do professor Ed Wilson Ferreira Araújo. O trabalho utilizou métodos comparativos e históricos,  baseando-se em uma pesquisa bibliográfica e documental sobre as celebridades, como: O livro Celebridade, de Chris Rojek (2008); A história da radiodifusão nacional, como a tese de doutorado No tempo do rádio: radiodifusão e cotidiano no Brasil, 1923-1960, de Lia Calabre de Azevedo (2002);  Os Textos sobre as estrelas do rádio, como a dissertação de mestrado, Nas tramas da fama: as estrelas do rádio em sua época áurea, Brasil, anos 40 e 50 (1996); O livro As divas do rádio nacional: as vozes eternas da Era de Ouro, de Ronaldo Conde Aguiar (2010).

Ao final da apresentação do trabalho, o estudante, avaliado por uma banca, alcançou nota máxima, tirando 10.

Por: Alexandre Burity

Produção: Bruna Castro