Diretório Acadêmico e Coordenação de Oceanografia realizam a recepção dos calouros do semestre 2022.1 com visitas aos laboratórios nesta quarta, 13

publicado: 13/04/2022 13h27, última modificação: 19/04/2022 07h33

O Diretório Acadêmico (DA) e a Coordenação de Oceanografia realizam, desde a segunda-feira, 11, a recepção de calouros do semestre 2022.1. O evento contou com apresentação de professores, palestras de alunos e ex-alunos e debates sobre o mercado de trabalho, além de visitação a diversos laboratórios do Departamento de Oceanografia e Limnologia (Deoli) ocorridas na manhã desta quarta-feira, 13.

A Secretária de Assuntos Estudantis do DA de Oceanografia, Daniele Oliveira, estudante do 7° período, detalhou a programação e destacou que a visita aos laboratórios é importante para o retorno às aulas presenciais e para estimular a interação entre os alunos. “Essa experiência de visitar os laboratórios é importante no início do curso para que os estudantes vejam as áreas com que se identificam e, quando chegarem ao final da graduação, já saberão mais ou menos qual carreira seguir”, comentou.

Recepção dos calouros de Oceanografia semestre 2022.1

A apresentação do Laboratório de Biogeociclos dos Constituintes Químicos da Água (LabCiclos) foi feita pela técnica superior em química Suzyéth Monteiro, que mostrou como funciona a oceanografia química, a parte de análises de água e todos os outros processos. Ela explicou que, durante o curso, os discentes poderão conhecer e incorporar melhor os protocolos de biossegurança, rotinas, vivências e comportamento adequado em cada ambiente, em cada laboratório. “É muito boa essa visita, pois os alunos têm a possibilidade de aumentar os campos de pesquisa e de aumentar o interesse no curso”, completou.

Os calouros expressaram satisfação com a receptividade por conhecerem o prédio, o curso de forma geral, os laboratórios que serão utilizados em toda a graduação e os colegas de turma. A estudante do primeiro período Maria Luiza Araújo França disse que a iniciativa presencial é muito importante para deixar os estudantes mais integrados ao curso e aos colegas, especialmente após um longo período de atividades remotas.

João Gabriel de Loureiro de Sousa, também calouro, disse que gostou bastante do evento por esclarecer muitas de suas dúvidas, principalmente sobre o mercado de trabalho. Ele revelou que já escolheu a área da engenharia oceânica como pesquisa e carreira, a partir das palestras no evento: “O segundo dia, em que houve as palestras, foi o que mais gostei, pois falaram dos estágios e já me deu um norte do que eu quero seguir”.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Marcos Paulo Albuquerque