publicado: 05/12/2022 15h19, última modificação: 07/12/2022 10h34
Diretoria Integrada de Bibliotecas realiza VI Campanha de Preservação de Acervos.JPG

Será realizada nos dias 6 e 7, na biblioteca central, localizada no prédio do CEB Velho, a VI Campanha de Preservação de Acervos da Diretoria Integrada de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão, com o tema “Vida Longa ao Livro”. As inscrições seguem abertas até amanhã, 6, pelo Sigeventos. O participante receberá certificado de 8 horas.

O evento, realizado pela Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), é realizado, anualmente, desde 2017, e retornaria ao modelo presencial agora nessa edição, mas, devido ao crescente número de casos da covid-19 e as recomendações da Universidade, a campanha ocorrerá de maneira virtual, com transmissão no canal da DIB, no Youtube.

A programação, disponível no instagram da DIB, começará às 16h, com a presença do reitor Natalino Salgado; da diretora da DIB, professora Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira; e do diretor da Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), professor Sanatiel de Jesus Pereira.

A partir das 17h, ocorrerá o pré-lançamento do livro "Inclusão laboral de servidores com deficiência", de Joseana Costa Lemos e Thelma Helena Costa Chaini. Haverá, ainda, a palestra “A importância da conservação e preservação”, que será ministrada pela bibliotecária da DIB Suênia Oliveira Mendes, a partir das 17h30, encerrando o primeiro dia do evento.

Na palestra, Suênia trará os resultados preliminares da pesquisa realizada com a comunidade universitária que faz uso dos livros da DIB, por meio do Sigaa, tendo por objetivo identificar as ações de preservação realizada pelos usuários do acervo físico. “Com isso, podemos observar várias questões dos nossos usuários, como, por exemplo, a movimentação dos livros e como fazem uso desse material. A preservação, na verdade, são as medidas tomadas visando proteger, cuidar e reparar os documentos, em especial os físicos, que são o foco da nossa campanha. Dessa forma, todas as ações empreendidas não só pela DIB, mas por toda a comunidade universitária, demonstram o respeito para com o próximo, sendo os livros um bem comum a todos os usuários”, afirmou.

O segundo dia contará com duas palestras e um momento de diálogo entre instituições. Com início às 9h, a primeira palestra, intitulada “Conexões”, será ministrada pela professora Jaciara Januário da Silva, e, logo em seguida, às 9h30, começará a segunda palestra intitulada “A importância da conservação e preservação de materiais informacionais”, ministrada pela diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Maria de Souza e Souza.

O momento de diálogo entre instituições “Como fazer?” contará com a presença da chefe da divisão de processamento técnico e informação digital da DIB, Maria de Fatima Oliveira; da bibliotecária do Instituto Federal do Maranhão, câmpus Buriticupu, Karen Leticia Trindade Bertoldo; da bibliotecária da Biblioteca do Prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão, Lauisa Kelly Nogueira Sousa Barros; e da bibliotecária da Faculdade de Santa Teresinha (CEST).

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras