Diretoria do Centro de Ciências Sociais realiza hoje, às 16h, encontro virtual sobre o tema “Reforma do Ensino Médio e a BNCC: equívocos e retrocessos”; a transmissão ocorrerá pelo Canal institucional da UFMA no Youtube

publicado: 21/09/2021 12h52, última modificação: 21/09/2021 16h18

A Diretoria do Centro de Ciências Sociais (CCSO), com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão, realiza hoje, dia 21, às 16h, um encontro virtual no Google Meet sobre a “Reforma do Ensino Médio e a BNCC: equívocos e retrocessos”. A transmissão também será feita pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube, aberto a toda a comunidade acadêmica e ao público em geral.

O ensino médio tem sido alvo de estudos e debates pelos gestores, professores, pesquisadores e várias entidades da área. Por essa razão, o encontro foi articulado com o Programa de Pós-Graduação em Educação e com o Colégio Universitário (Colun) da UFMA tendo como convidada a professora Mônica Ribeiro, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que é uma das coordenadoras da pesquisa nacional sobre a Reforma do Ensino Médio. O evento será mediado pela professora Ludmilla Gondim, do Colun.

A diretora do CCSO, Lindalva Maia Maciel, justificou a relevância do encontro para a formação profissional de professores. “É importante que nós façamos a discussão sobre a reforma do ensino médio, principalmente em relação aos cursos de graduação, às licenciaturas, e esse marco normativo incide na formação de professores, traz exigências para a formação de docentes no âmbito das universidades e demais instituições formadoras. Por esse motivo, faremos essa discussão sobre a base nacional comum curricular, os seus equívocos e retrocessos”, declarou.

Saiba mais

Mônica Ribeiro é pedagoga com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestra em Educação: Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutora em Educação: História, Política e Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), integrante do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio. Atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação, nos respectivos mestrado e doutorado. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio e na pesquisa da Rede Nacional de Pesquisa sobre Ensino Médio.

Ludmila Gondim possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos temas que envolvem as interfaces entre poesia, canção, cultura popular e performance.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Costa