Diretoria de Tecnologias na Educação realiza primeira edição do Encontro de Coordenadores de Polo UAB, com a participação dos 29 polos UAB-UFMA

publicado: 08/11/2021 12h19, última modificação: 08/11/2021 18h56
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), realizou, na sexta-feira, 5, no Auditório Central, a primeira edição do Encontro de Coordenadores de Polo UAB, com o objetivo de promover troca de experiências, fornecer orientações pedagógicas e esclarecer as principais dúvidas quanto aos procedimentos relacionados à coordenação dos cursos EaD.

Esse foi o primeiro encontro presencial da gestão com os coordenadores em quase dois anos. Considerando as recomendações sanitárias de distanciamento social, os encontros anteriores ocorreram de forma remota.

Sob a responsabilidade da DTED nesta nova gestão, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece dez cursos de graduação na modalidade a distância na UFMA, distribuídos em 29 polos, e, segundo a coordenadora da UAB-UFMA, professora Amanda Aboud, todos os coordenadores dos polos estiveram presentes no evento.

Foi um momento de nos conhecermos, apresentar o trabalho realizado até aqui e o que temos planejado para 2022. Dessa maneira, buscamos alcançar resultados mais sólidos e assertivos na educação a distância por meio desse contato mais próximo entre os coordenadores dos polos e as mudanças de sistemas e tecnologias implantadas na DTED”, frisou Amanda.

A coordenadora pedagógica da DTED, Patrícia Machado, reiterou que o Encontro tem papel importante na difusão de informações e é uma valiosa ferramenta para nortear as ações dos cursos a distância. “É um momento importante para aproximar a nossa comunicação e conhecer as dificuldades dos coordenadores nos polos, para que possamos ajustar no nosso planejamento de 2022, sempre pensando nessa melhoria e qualidade dos trabalhos”, apontou Patrícia.

Para Cassia Sales, coordenadora do polo do município de Timbiras, a integração entre a Universidade e os polos UAB é uma das maiores conquistas do Encontro. “Notamos que a gestão da UFMA tem a preocupação de incutir nos alunos da educação a distância dos polos UAB o sentimento de pertencimento à Universidade, e, como retorno, o estudante apresenta maior participação nas atividades e interesse nos cursos UAB-UFMA”, revelou.

Segundo a professora Francisca Noronha Lô, presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo UAB do Maranhão (Fecouab) e coordenadora do polo UAB Imperatriz, a troca de experiências com a equipe da DTED foi bastante profícua, principalmente entre os novos coordenadores de polos.

Temos coordenadores novos à frente dos polos UAB que ainda não dominam todos os processos do trabalho da educação a distância, mas que puderam aproveitar informações vitais e a expertise da equipe da DTED para voltar ao município com mais recursos e gerenciar com maior propriedade e eficiência as ações pedagógicas”, destacou.

Segundo o procurador educacional institucional da UFMA, Romildo Sampaio, cerca de 500 alunos dos cursos EaD da Universidade estão aptos para realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), componente curricular obrigatório de todo curso de graduação, que ocorrerá no dia 14 de novembro.

Contamos com a colaboração dos coordenadores na intensificação do preenchimento do questionário do estudante, instrumento importante de avaliação utilizado para fins de políticas regulatórias do MEC, porque estão em contato mais próximo com o aluno e podem auxiliá-los nas demandas que aparecerem”, requisitou Romildo.

Ele acrescentou ainda que será realizado um momento de acolhimento nos locais de prova. “Será entregue um kit a cada aluno, contendo uma máscara, álcool em gel, uma barra de cereal, caneta preta, um marcador de página e uma garrafa de água mineral, por isso pedimos a colaboração dos coordenadores de polo na ação especial para prestar apoio aos estudantes”, anunciou.

Para a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o principal objetivo do Encontro é buscar cada vez a melhoria da educação a distância no estado e na UFMA. “Deparamo-nos com uma crise sanitária global e sentimos a necessidade de capacitar os professores para continuar o trabalho em meio a uma pandemia, seguindo os protocolos de distanciamento social. De maneira remota, tivemos que assimilar tantos recursos da tecnologia na educação de forma tão breve, mas, em um mês, lançamos a plataforma EaD para você, na qual promovemos treinamentos e conseguimos dar continuidade ao nosso planejamento com dedicação e trabalho árduo de todos os professores”, lembrou.

Além do compartilhamento de experiências e alinhamento das atividades pedagógicas, a primeira edição teve saldo bastante positivo. “Com base nas demandas discutidas, a perspectiva é realizar um encontro como este uma vez por semestre e uma visita da equipe UAB-UFMA in loco”, finalizou a diretora.

Por: Maiara Pacheco