Diretoria de Tecnologias na Educação da UFMA e UNA-SUS disponibilizam curso gratuito de cuidado em saúde bucal voltado para cirurgiões-dentistas

publicado: 19/05/2021 11h06, última modificação: 19/05/2021 15h19

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) do Ministério da Saúde, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da UFMA e com a colaboração da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, abriram o curso “Cuidado em saúde bucal para pessoas em situações de urgências odontológicas”, destinado a cirurgiões-dentistas que atuam na atenção primária à saúde.

O objetivo é capacitar esses profissionais na ampla resolução de demandas que necessitam de atendimento odontológico imediato, apresentando as condutas e os protocolos clínicos adequados para a assistência e o manejo dos diferentes tipos de urgências e manifestações bucais.

O curso ocorre de forma on-line, com recursos de acessibilidade como audiodescrição e tradução para Libras, disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno tem acesso a diversos objetos educacionais e a estratégias de avaliação, entre e-books, vídeos, infográfico, recurso multimídia, painel de fotos e interativo, material em PDF e videoaulas.

A capacitação tem carga-horária total de 120 horas, sendo dividido em seis unidades. Entre as temáticas abordadas no curso, destacam-se: “Organização do processo de trabalho para atenção às demandas de urgência na atenção primária à saúde”; “Traumatismo dentoalveolar na dentição decídua”; “Traumatismo dentoalveolar na dentição permanente”; “Urgências odontológicas protéticas”; “Urgências periodontais, hemorrágicas e do aparelho estomatognático”; e “Urgências da mucosa”.

Os certificados serão expedidos e chancelados pela UFMA. Para obter aprovação no curso, o participante deverá obter a pontuação final maior ou igual a 70 após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Para iniciarem a capacitação, os interessados podem acessar até o dia 28 de outubro o site da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque