Diretoria de Tecnologia da Educação da UFMA apresenta relatório operacional sobre os anos de 2019 a 2023

publicado: 07/12/2023 12h15, última modificação: 07/12/2023 19h06

Na manhã dessa quarta-feira, 6 de dezembro, a nova gestão da Universidade Federal do Maranhão se reuniu com os colaboradores da Diretoria de Tecnologia da Educação (DTED), a fim de revisarem a apresentação do relatório operacional do setor, sobre as atividades realizadas do ano de 2019 até o presente momento. A reunião ocorreu no auditório do prédio da DTED, no Câmpus da Cidade Universitária.

A ocasião contou com a presença do reitor da UFMA, Fernando Carvalho, acompanhado do vice-reitor, Leonardo Soares; da chefe da Diretoria, Patrícia Machado; da pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Raquel; do chefe da Superintendência de Tecnologia da Informação, Anilton Maia; além de outras autoridades, professores, coordenadores e discentes de diversos cursos.

De acordo com o professor Fernando Carvalho, a reunião serve como um incentivo para todos aqueles que trabalham pela Universidade. “Precisamos avançar cada vez mais, a fim de darmos mais qualidade aos nosso cursos e, com isso, proporcionar melhor formação aos nossos alunos. O trabalho que a Diretoria faz, muitas vezes, é um trabalho que as pessoas não veem, mas que produz uma série de produtos e resultados de que nós muito nos orgulhamos”, afirmou o reitor

Representando toda a equipe do DTED, a diretora Patrícia Machado definiu o encontro como uma oportunidade de revisitar as realizações alcançadas, ao longo dos cinco últimos anos, e dar as boas-vindas ao novo reitor e a toda a administração superior que estará, a partir de agora, trabalhando em prol do crescimento da Federal.

“Todos nós queremos apresentar quem somos e o nosso trabalho, de forma que possamos estreitar laços, dar continuidade aos projetos que foram iniciados, compartilhar experiências e saber que podemos contar uns com os outros”, explicou.

A Diretoria de Tecnologias da Educação exerce grande influência dentro da Universidade, visto que esse setor é responsável por promover, de maneira institucional, o desenvolvimento de políticas e ações voltadas ao Ensino a Distância (EAD). Essa iniciativa representa, para toda a educação do estado, uma preocupação com a democratização do acesso ao conhecimento e flexibilização do aprendizado e do aperfeiçoamento pedagógico.

Oferta de Cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso (UAB), desenvolvimento de ações (UNA-SUS-UFMA), desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Portal EaD para Você e projeto UFMA Virtual são algumas das muitas iniciativas que o DTED vem promovendo e ampliando desde 2019.

Apresentação de relatório da DTED - 06-12-23

Ações Gerais

Uma série de diagnósticos situacionais foram realizados, a fim de entender as necessidades de sistemas que auxiliassem a organização de ações e sistematizassem as demandas estudantis e internas.

A promoção de ofertas de Cursos EAD gratuitos cresceu exponencialmente. Em 2019, havia 18 polos e 2.382 alunos contemplados. Já em 2022, esse número cresceu para 38 polos e um total de 7.069 alunos, representando um crescimento de quase três vezes mais.

Avanços Tecnológicos

Melhorias foram realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava) e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), em relação ao design de experiência do usuário, que agora pode acompanhar a atualização de dados cadastrais, notas e demais informações em tempo real.

Implementação de centrais de atendimento adequadas a cada necessidade. Melhorias no Sistema de Gerenciamento Pedagógico (SiGePe), a fim de reduzir dúvidas e facilitar a normatização dos formulários, proposta essa que resultou na redução de 145 mil folhas de papel emitidas e evitou a queda de 15 árvores.

Além disso, também ocorreu a implementação e customização da plataforma de gerenciamento de marketing, Mautic, o que permite otimizar em diversos fatores as campanhas publicitárias.

Avanços pedagógicos

Formações de alunos em prazos menores, regularização do calendário acadêmico, cronogramas de reaberturas de graduações EAD, expansão de equipes capacitadas, método de trabalho mais eficiente e mais de quatrocentos novos tutores capacitados foram alguns dos avanços também apresentados dentro do ramo das melhorias pedagógicas.

UFMA Virtual

O projeto busca atender às exigências do mercado de trabalho, designando promoção e desenvolvimento de ações de constante qualificação de profissionais, dentro do estado. A UFMA Virtual promove políticas integradoras de ensino, pesquisa, extensão e inovação de metodologias e de cultura tecnológica digital para o desenvolvimento de cursos, projetos e ações da Universidade Federal do Maranhão na área do ensino a distância no território nacional e em países de língua portuguesa.

Entre as perspectivas para o próximo ano, a diretora Patrícia Machado expôs o desejo de propor resolução dos cursos EAD, estabelecer o Ava institucional, conhecer a percepção dos alunos, realização de eventos científicos, desenvolvimento de estratégias de aproximação com os polos de apoio, Mestrado profissional na modalidade EAD, Dashboard de avaliação de docentes, tutores e coordenadores de curso e diversas outras propostas.

Por: Júlio César

Fotos: Karla Costa