Notícias
Diretoria de Comunicação lança iniciativa para criar manual de fontes para a imprensa e busca colaboração de pesquisadores da UFMA
Visando fortalecer a relação entre academia e mídia e proporcionar aos jornalistas um acesso mais fácil a especialistas, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Comunicação (DCom), está elaborando um manual de fontes para a imprensa. A ideia é compilar uma lista de pesquisadores disponíveis para entrevistas e esclarecimentos em suas respectivas áreas de conhecimento.
Para concretizar este projeto, a DCom criou um formulário, disponível na página principal da UFMA, buscando identificar servidores interessados em ser referências para a mídia. Esse formulário coleta informações como áreas de pesquisa, temas de especialidade e outros dados pertinentes.
O Diretor de Comunicação da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, explica a relevância do projeto para a instituição. “A Diretoria de Comunicação está satisfeita por criar um banco de dados com informações dos nossos docentes, técnicos e pesquisadores, facilitando sua atuação como fontes para a imprensa. Sentíamos a falta desse recurso, queríamos ter feito antes, mas a pandemia não nos permitiu, e agora então, com o trabalho da coordenação de comunicação institucional, nós chegamos a esse resultado. Esperamos e convidamos os colegas, pesquisadores que possam preencher o formulário permitindo-nos consolidar este banco de dados. Isso nos ajudará a atender as demandas da imprensa local e nacional e fortalecer nosso vínculo com a sociedade e de prestação de informação pública” destaca.
A Coordenadora da Comunicação Institucional da Universidade, Josie Bastos, reforça o objetivo central do manual de fontes para a imprensa. “Essa é uma estratégia de comunicação institucional para que esse servidor pesquisador que deseja ser fonte possa ter agora um local no portal da Universidade para colocar as informações referentes à sua linha ou projeto de pesquisa. Estamos criando esse banco de dados de maneira colaborativa, que será compartilhado com os canais de comunicação internos da Universidade, incluindo Rádio Universidade e TV UFMA, além da mídia externa. Essa aposta, na verdade, é uma demanda dos próprios pesquisadores e professores, baseado na experiência que nós temos com projetos desenvolvidos nos canais de comunicação. Já observamos iniciativas semelhantes em outras universidades e reconhecemos a importância de fornecer um espaço dedicado para que nossos pesquisadores divulguem seus trabalhos”.
Após a coleta de dados, as equipes de comunicação se encarregarão de organizar e categorizar as informações, facilitando a busca por fontes confiáveis por parte da mídia.
Para mais detalhes sobre o projeto ou para preencher o formulário, os interessados podem visitar o site oficial da UFMA, ou contatar diretamente a Diretoria de Comunicação.
Por: DCom
Revisão: Jáder Cavalcante