Notícias
Diretoria de Acessibilidade promoveu, de forma on-line e com intérpretes de Libras, o III Ciclo de Debates Inclusivos com foco no Ensino Superior
A Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Universidade Federal do Maranhão realizou, na segunda-feira, 28, na modalidade telepresencial, o terceiro Ciclo de Debates Inclusivos, direcionado para o público acadêmico. O evento tinha como proposta instruir professores e servidores quanto a um atendimento acessível e inclusivo, estimulando o respeito à diversidade e à participação de todos na educação.
Mediado pela professora Maria Nilza Oliveira Quixaba, diretora de Acessibilidade da UFMA, o debate trouxe como tema de palestra a “Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior e os Desafios do Ensino Remoto”, ministrado pela professora Márcia Denise Pletsch, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além disso, o evento contou ainda com o auxílio de dois intérpretes responsáveis pela interpretação durante toda a transmissão.
Durante o debate, a professora Márcia Denise Pletsch pontuou aspectos importantes para entender não só os avanços e desafios a respeito da inclusão, como também as perspectivas que são colocadas em termos de políticas públicas para a população com deficiência, ao contar um pouco de suas experiências com acessibilidade, tanto na educação de ensino superior como no ensino básico.
De acordo com a professora, a pandemia da covid-19 serviu para destacar a necessidade da acessibilidade linguística e as dificuldades que as instituições têm enfrentado para contratar profissionais de acessibilidade, ressaltando ainda a importância dos interpretes de Libras para a Universidade. “Para mim, eles são a base da permanência e da participação dos estudantes surdos nas instituições, não dá para ter um estudante surdo sem Libras na Universidade”, finalizou a palestrante.
Saiba mais
O evento reuniu acadêmicos de várias localidades, incluindo estudantes de diversos câmpus da UFMA: de Codó, Pinheiro e Imperatriz, contando ainda com a presença de professores de instituições privadas e da educação básica. Ao final do debate, a mediadora abriu espaço para dúvidas, e a palestrante respondeu às questões de cada participante.
Por: Rutielle Barrozo
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante