Notícias
Diretoria de Acessibilidade elabora e-book sobre inclusão de alunos com deficiência no espaço acadêmico
Com o título “Guia de Acessibilidade: Orientações Básicas”, foi elaborado o respectivo e-book que tem por objetivo mostrar caminhos possíveis, trazer direcionamentos mais consistentes em busca do acesso, permanência, participação, aprendizagem e diplomação no âmbito da educação superior por parte do público da Educação Especial. O guia foi desenvolvido por servidoras da Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Universidade Federal do Maranhão.
O e-book é voltado para alunos da Educação Especial e para a comunidade acadêmica, levando-a conhecer e contribuir na promoção do pleno desenvolvimento das potencialidades de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação na UFMA e em outros espaços da sociedade.
De acordo com as autoras do trabalho, Fernanda Souza da Silva, Josenilde Oliveira Pereira, Maria Nilza Oliveira Quixaba e Sandra Regina Costa Pereira, o guia pretende mostrar caminhos possíveis, fornecer direcionamentos e evidenciar aspectos relevantes no sentido da conquista da inclusão plena, uma vez que, esse é o sentido de uma educação democrática, participativa, autônoma e afinada com os interesses de todas as pessoas.
Considerando esses aspectos, o material é dividido em doze capítulos, em que os primeiros são destacados os objetivos do guia, e o tema “Acessibilidade e Inclusão na Educação Superior” como uma realidade que delineada no país, sobretudo, a partir das legislações e políticas de ações afirmativas, evidenciados pela expansão do número de matrículas e atendimentos especializados, tendo ainda como grande marco o programa “Incluir: Acessibilidade na Educação Superior”.
Por: Kelle Dias
Produção: Marcos Paulo Albuquerque